Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Limpar tênis: 5 dicas fáceis e rápidas

Limpar tênis: 5 dicas fáceis e rápidas

Cuidar das nossas roupas, mantê-las em um espaço adequado e limpas é fundamental. Porém, o processo de limpeza de algumas peças, como calçados, pode ser um pouco mais complicado. Resultado: muita gente deixa de fazer ou não faz direito.

Mas é bom lembrar que limpar tênis traz benefícios que são indiscutíveis, tanto para melhorar a vida útil do calçado, como para compor o look e garantir a saúde dos pés. Pensando nisso, neste texto, resolvemos mostrar 5 dicas de como deixar os seus tênis limpos. Confira!


Como limpar tênis corretamente? Veja 5 dicas!

Neste tópico, separamos as dicas de limpeza de acordo com cada tipo de tênis, além de mostrar como limpar cadarços e palmilhas.

1. Couro

Esse é um material que não só é encontrado em tênis, mas também em sapatos. Trata-se de um tecido resistente, no entanto, é preciso cuidado, principalmente para evitar danificá-lo permanentemente. 

Utilizar um pano levemente umedecido com água e detergente/sabão neutro já ajuda a remover as sujeiras superficiais. Não se esqueça que, por ser um material de origem natural, não se pode utilizar produtos destinados à limpeza doméstica, como álcool e outros produtos abrasivos, que podem danificar seu produto.

2. Tecido

Esse tipo de tênis tende a ter tecidos mais resistentes do que o couro, por possibilitar uma limpeza mais profunda, sem medo de danificar a camada superior do material. Por esse motivo, você pode lavá-los mais profundamente, sem a necessidade de ser tão cuidadoso.

Primeiro, procure tirar as sujeiras superficiais, principalmente da parte que não tem tecido. Depois, molhe o calçado e lave-o com uma escova e sabão. Se houver alguma mancha muito difícil, deixe o calçado de molho por alguns minutos. Assim que terminar, enxágue e seque em um lugar arejado.

3. Camurça

A camurça é um tecido bem mais delicado e, por isso, o cuidado deve ser um pouco maior. O ideal é usar uma escova de cerdas macias — inclusive, há até tipos específicos para limpar esse tipo de tecido. Lembrando que as cerdas devem estar sempre secas para remover as sujeiras.

4. Tênis branco

A atenção é para evitar que o tênis fique mais manchado ou acabe amarelando. Uma solução de detergente com água quente já é o suficiente para limpar. Aproveite e use também uma escova com cerdas firmes. Esfregue o calçado e, em caso de manchas, algumas gotas de vinagre branco ajudam. Outra dica para limpar tênis branco é misturar uma colher de sopa de bicarbonato com água e detergente.

5. Palmilha e cadarço

A palmilha e o cadarço são partes importantes do tênis e têm mecanismos de limpeza um pouco diferentes. Com a palmilha, o ideal é molhá-la e escová-la com sabão em pó, deixando secar ao sol depois do enxágue. Caso tenha mau cheiro, deixe a palmilha de molho com um pouco de bicarbonato por algumas horas. Em seguida, esfregue, lave e deixe secar.

A limpeza dos cadarços é mais simples, já que podem ser lavados tanto na máquina de lavar quanto à mão. Porém, tenha cuidado para não esfregá-los demais.


Neste post, mostramos algumas das principais dicas para limpar tênis de diferentes tecidos. Agora você já sabe como mantê-los com aparência nova por mais tempo e os cuidados necessários para evitar que materiais como camurça e couro se estraguem.

Achou o nosso texto útil? Aproveite e compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam a conservar melhor seus calçados!

Dicas e cuidados que você precisa ter na Black Friday Brasil

Dicas e cuidados que você precisa ter na Black Friday Brasil

ler artigo
5 desodorantes que não deixam as roupas manchadas

5 desodorantes que não deixam as roupas manchadas

ler artigo
Como podemos ajudar a população de rua no frio?

Como podemos ajudar a população de rua no frio?

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.