Você sabia que existem dicas muito importantes de como hidratar jaqueta de couro, fazendo com que ela dure muito mais tempo? A peça, que é um item curinga no guarda-roupa de homens e mulheres, exige cuidados para se manter sempre macia e visualmente bonita. Caso contrário, a falta de cuidado, de hidratação e de manutenção do material pode deixar a peça com um aspecto desgastado, rachado, rígido, duro e até mesmo com mau cheiro.

Por isso, vamos falar neste post sobre o jeito ideal de hidratar uma jaqueta de couro, mantendo suas características originais impecáveis. É importante mencionar que a hidratação é uma etapa fundamental na manutenção do material. Isso significa que ela deve ser feita para que a sua peça permaneça resistente e durável.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia esta publicação!

como hidratar jaqueta de couro

1. Leia as instruções da peça

Antes de fazer qualquer coisa, é importante verificar na etiqueta da peça se há alguma especificação. Em geral, as jaquetas de couro devem receber os mesmos cuidados, mas existem situações em que a peça exige uma lavagem ou uma secagem diferente, além de restringir o uso de alguns produtos.

Por isso, lembre-se sempre de verificar a etiqueta do produto. Nela, também é possível encontrar a temperatura ideal de lavagem e quais são os produtos indicados para a limpeza.


2. Deixe a peça limpa e seca antes de hidratá-la

Outro ponto importante é realizar a limpeza da peça, retirando as sujeiras superficiais, antes de hidratá-la. Para isso, pegue um pano levemente umedecido e passe sobre a superfície de toda a jaqueta. Se houver alguma manchinha, use um pouco de sabão neutro para retirá-la.

Feito isso, retire o excesso de umidade do produto com um pano seco e pendure-a em um local arejado até que ela esteja completamente seca, senão o hidratante não terá o mesmo efeito.


3. Use apenas hidratantes específicos para couro

Com a jaqueta limpa, chegou a hora de hidratá-la. Existem produtos caseiros que são usados na hidratação, como azeite, óleo de amêndoas e vaselina líquida. No entanto, prefira sempre usar um produto específico para o material, como o condicionador para couro. É importante mencionar que produtos próprios auxiliam na hidratação e ainda protegem a peça.

4. Use um pano macio

A hidratação deve ser feita cerca de 3 a 4 vezes ao ano ou sempre que necessário. Com um pano seco e macio, passe o produto hidratante e siga as recomendações do próprio fabricante. Se o produto tiver uma esponja, use-a de forma delicada na peça, sem usar força. Geralmente, o produto fica agindo por alguns minutos e depois você deve tirar o excesso se necessário. Feito isso, pendure a peça no cabide e deixe-a secar naturalmente.


5. Cuide da peça

Por fim, é essencial cuidar da peça, mesmo depois da hidratação, para que ela dure mais e mantenha-se sempre bonita. A exposição constante ao sol e ao calor, por exemplo, pode fazer a peça descascar. Por isso, não a deixe secando ao sol e não utilize o ferro elétrico.

Também é importante guardar a peça adequadamente, em local seco, fresco e arejado, e em um cabide. Isso evita a presença de fungos e que a peça fique muito amassada. Lembre-se, ainda, de verificar se ela está totalmente seca antes de guardá-la. A umidade pode provocar mofo.

Agora que você já sabe como hidratar jaqueta de couro, aproveite as nossas dicas e hidrate a sua peça, garantindo que ela dure por mais tempo e mantenha-se muito mais bonita. Não se esqueça de que a peça legítima é versátil e pode ser usada em várias ocasiões, incluindo no dia a dia, tornando o visual moderno e aumentando a sua autoestima.

Você conhece algum produto específico para limpeza de couro? Então, deixe aqui nos comentários. Até mais!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.