Não é de hoje que as bolsas de couro são sonhos de consumo de muita gente. Apesar de resistente, no entanto, esse tipo de produto precisa de uma série de cuidados redobrados para a manutenção da beleza e da durabilidade.

Arranhões, manchas e marcas podem tirar um pouco da elegância da peça. Mas afinal de contas, como conservar bolsa de couro? Neste post, explicamos a necessidade da atenção constante com o acessório, para mantê-lo com aparência de novo e garantir uma maior vida útil. Quer saber mais? Então acompanhe o texto!


Limpe a bolsa com frequência

Para assegurar a vida útil da bolsa e fazer valer o investimento, a primeira dica é passar diariamente um pano de algodão branco e seco em toda a superfície. Assim, você realiza uma limpeza rápida e impede que sujeiras fiquem impregnadas.

Quando sentir que o acessório exige uma limpeza mais completa, leve-o em um profissional especializado ou higienize usando um pano úmido com um pouquinho de detergente ou sabão neutro.

Nunca passe álcool ou outros produtos químicos, pois isso irá manchar e estragar o material de forma permanente. Depois de limpar, pegue um pano seco e macio para secar bem: jamais guarde a bolsa úmida.


Tome cuidado ao guardá-la

Na hora de guardar, proteja sua bolsa com um saco de algodão ou flanela para impedir que o material arranhe ao encostar em outros objetos. Se você não tiver mais o saco que veio junto com o produto, improvise utilizando um fronha de algodão branca.

Evite deixar as bolsas penduradas em cabideiros ou ganchos para que as alças não deformem nem marquem. O ideal é organizar os itens em prateleiras, cestos ou caixas organizadoras. Nunca dobre as bolsas nem coloque peso em cima ao guardar.


Mantenha o formato

Outra dica para reduzir a possibilidade de deformações consiste em rechear a bolsa para manter seu formato quando estiver guardada. Para isso, utilize o enchimento que vem dentro dela ou compre um travesseiro infantil ou um enchimento próprio.

Evite o uso de jornal como enchimento: a tinta presente em folhas de jornais e revistas pode ser transferida para o tecido, manchando-o. Neste caso, enrole as folhas de jornal em um papel ou tecido branco, para que a tinta não entre em contato com a bolsa.


Não deixe a bolsa molhada

Caso você pegue uma chuva ou molhe a bolsa por acidente, a melhor alternativa é secar o acessório imediatamente com um pano seco de algodão.

Aqui, vale ressaltar o seguinte: nunca utilize o secador, porque o ar quente pode danificar o couro.


Hidrate a cada três meses

Para manter o couro hidratado e impedir que ele estrague, aplique, a cada três meses (ou antes, se sentir necessidade), um hidratante por toda a superfície.

Você pode usar produtos específicos para couro, hidratantes neutros, óleo de amêndoas ou vaselina. Para a aplicação, utilize um pano de algodão e se necessário retire o excesso de produto com uma flanela seca e macia.


Saber como conservar bolsa de couro exige, além dos cuidados acima, a compra em lojas confiáveis. O objetivo é simples: garantir que o acessório seja produzido com materiais de qualidade e de boa procedência. Isso significa a certificação de que as peças terão maior vida útil.

Agora que ficou por dentro de novas dicas de conservação de bolsas feitas de couro, aproveite a visita ao blog e aprenda a fazer a limpeza delas!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.