Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Como tirar pelo de roupa e evitar que eles voltem?

Como tirar pelo de roupa e evitar que eles voltem?

Quem nunca precisou tirar pelo de roupa na hora de montar ou vestir um look? Essa situação é comum e frequente a todas as pessoas, afinal, existem várias ações que potencializam o aparecimento dos pelos, como tecidos propícios ou até mesmo hábitos ruins de lavagem.

Contudo, o desafio aqui surge principalmente para os donos de animais de estimação, como cães e gatos, que estão sempre perto de seus tutores, muitas vezes, em contato direto com as peças de roupas. Em regra, esses pets trocam a pelagem frequentemente, gerando um acúmulo natural de pelos no ambiente onde vivem e, consequentemente, nas roupas de seus donos. Entretanto, como tirar pelo de roupa?

Pensando nesse tema, a seguir, separamos um guia cheio de dicas e técnicas para você remover qualquer pelo de suas peças e, ainda, fazer com que eles não voltem a aparecer.


 Aposte nas luvas de borracha

As luvas de borracha, em especial aquelas usadas para limpeza pesada e faxina, são excelentes aliadas na remoção dos pelos impregnados nas roupas. Pois, além de serem um recurso barato, produzem (a partir da borracha) um atrito especial sobre o tecido, limpando e desgrudando os temidos fios facilmente.

Para isso, coloque as luvas e passe sobre a peça com movimentos circulares ou de vai e vem, varrendo e recolhendo o acúmulo de pelos. Essa técnica ainda pode ajudar na limpeza de estofados e tapetes, que também são locais favoráveis para os pets e para a aglomeração dos pelos.


Use uma esponja de cozinha

As esponjas, ou buchas, de cozinha são ótimas para a eliminação dos pelos, inclusive em peças sensíveis e delicadas, por proporcionarem um movimento de fricção suave. Para aumentar o seu efeito é possível usá-la úmida, garantindo uma dose extra de aderência aos resíduos.

Assim, pegue uma esponja nova e, pelo lado macio, passe delicadamente nas peças, de modo a espanar os pelos e os fiapos. Para facilitar o uso no dia a dia, você pode separar uma esponja exclusiva para essa finalidade ou, ainda, guardar um exemplar na bolsa, para situações inesperadas.


Invista no rolo adesivo

O rolo adesivo, também conhecido como tira pelo, é um removedor que tem uma cola própria para a fixação dos pelos, que ficam presos na base desse acessório. Existem diversos modelos à disposição no mercado e o uso dele se torna interessante pela sua praticidade e delicadeza no trato com os tecidos das roupas. Para o uso eficaz desse produto, deslize o rolo sobre a peça, mesmo estando vestida, e troque a fita adesiva sempre que estiver cheia de pelos.


Separe as peças para a lavagem

Um erro comum que potencializa os aparecimentos de pelos — inclusive de origem não animal, como bolinhas e fiapos — é a lavagem inadequada das peças. Por isso, é fundamental seguir as orientações das etiquetas, respeitando cada tecido usado na fabricação daquela roupa.

Por exemplo, peças de lã devem ser lavadas separadamente, afinal, podem soltar materiais, comprometendo outras peças de roupas que estejam juntas, como malhas, por exemplo. Do mesmo modo, é aconselhável separar as peças por cores, como brancas, coloridas e escuras. Assim, você evita desgastes, manchas ou desbotamentos nos tecidos, que podem evoluir para o aparecimento de pelos e fiapos indesejáveis. 


Faça sempre a limpeza da sua máquina

Para o bom funcionamento da sua máquina de lavar e, consequentemente, bons resultados às suas roupas, faça a limpeza regular dela, considerando ainda os filtros e os bojos existentes, que podem acumular pelos e detritos, prejudicando suas peças, certo? Não se esqueça também dos cuidados em guardar as roupas adequadamente, evitando o temido retorno dos pelos.

Listamos algumas ações certeiras, confira:

  • sempre retire os pelos das roupas antes da lavagem, usando as técnicas ensinadas;
  • guarde as roupas pelo avesso ou, ainda, em sacos plásticos, evitando o contanto das peças;
  • use produtos de lavagem de qualidade;
  • remova o excesso de pelo dos seus animais. A tosa e a escovação podem ser grandes aliadas;
  • limpe ou aspire as sujeiras do ambiente com frequência.

Pronto! Agora, você já conhece mais informações sobre como tirar pelo de roupa. Com as nossas dicas e técnicas ensinadas, além de conservar as suas peças longe dos temidos pelos por mais tempo, você vai garantir que eles jamais voltem. Pode apostar!

Gostou do nosso conteúdo? Quer ter acesso a outros temas parecidos? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, no Pinterest e no Instagram! Esperamos você!

Como limpar tênis branco amarelado?

Como limpar tênis branco amarelado?

ler artigo
Afinal de contas, como conservar roupas?

Afinal de contas, como conservar roupas?

ler artigo
Saiba agora como lavar camisa social

Saiba agora como lavar camisa social

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.