Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Saiba quais os principais tipos de couro e suas diferenças

Saiba quais os principais tipos de couro e suas diferenças

A cada nova temporada, algumas tendências se firmam, e outras reaparecem com força total. Devido a isso, algumas peças se tornam atemporais, enquanto outras reaparecem e se misturam em meio as novidades. Nesse contexto, os diversos tipos de couro se destacam. Isso porque esse material é muito versátil, elegante e de alta durabilidade.

Para quem procura estilo e qualidade, o ideal é investir em itens fabricados em couro legítimo. Com tantas tendências em moda, é preciso estar atento na hora de adquirir algo novo. Além do preço, a durabilidade da peça deve ser considerada na escolha. Bolsas, carteiras, sapatos e peças do vestuário em couro se tornam um excelente investimento a longo prazo, pois o material faz com eles durem por mais tempo.

Se você tem dúvidas sobre os tipos de couro disponíveis no mercado e quais as suas principais características, basta continuar a leitura do post para ficar por dentro da tendência!

tipos de couro

Couro legítimo

O couro legítimo é um material bastante resistente e que se caracteriza por ser a pele de um animal que passou pelo processo de curtimento. O tipo mais conhecido e popular é de origem bovina, mas o couro de cobra ou de jacaré também existe e costuma ser muito apreciado.

O couro bovino, por ser bastante acessível, é utilizado na confecção de peças de roupa, acessórios e estofados. Além disso, ele pode ser tingido e encontrado em diversas estampas, representando as características de outros animais, por exemplo.


Camurça

A camurça é um tipo de couro bastante versátil que também pode ser derivado da pele de diversos animais. O processo de curtimento acontece na parte interna da pele do animal.

Após diversos tratamentos químicos, a camurça se torna um couro que une versatilidade e maciez em um mesmo produto. A padronagem também pode ser encontrada em roupas, sapatos e estofados.


Couro ecológico

O couro ecológico também possui origem animal, mas seu processo de curtimento é diferente. Em sua produção há uma redução no uso de metais pesados, como o cromo.

O tratamento do couro ecológico é basicamente composto por taninos vegetais. Essas substâncias tornam as proteínas existentes na pele mais resistentes à decomposição. Além disso, por utilizar menos água em sua produção, o material também se torna menos poluente.


Couro sintético

Apenas o couro de origem animal pode ser chamado de couro, mas é muito comum encontrarmos peças fabricadas no que é chamado de couro sintético. O maior problema é que este material não possui muita qualidade.

É impossível comparar o couro sintético com o legítimo, pois ele não apresenta a mesma resistência e impermeabilidade. No geral, o couro sintético é de baixa durabilidade, possui menor resistência e, ao longo do tempo, apresenta com mais facilidade marcas e rachaduras.


Os diferentes tipos de couro necessitam de cuidados especiais para que permaneçam com uma boa aparência. Hidratar as peças com produtos específicos é fundamental para manter as suas características e o seu brilho.

Com tantos tipos de couro, a dica para quem procura investir em uma peça durável, versátil e atemporal é investir na compra de objetos fabricados em couro legítimo. Trata-se de um investimento certeiro, pois as peças fabricadas, quando armazenadas e cuidadas da forma correta, preservam a sua aparência original por um longo tempo.

Pretende comprar uma peça fabricada em couro? Que tal começar por uma bolsa de couro? Veja em nosso artigo motivos para ter a sua!

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • João Oliveira

    Não existe couro “sintético”!!!

    responder
    • Enluaze

      Isso mesmo, João! O termo “couro sintético” não existe. Só pode ser chamado de couro o material que provêm da pele animal, como explicado neste mesmo post e outros do nosso blog, como por exemplo neste aqui: https://www.blog.enluaze.com.br/couro-verdadeiro. Contudo, algumas vezes usamos este termo, pois é a forma como muitas pessoas conhecem o material sintético. Obrigado pelo comentário e pelo feedback!

      responder
  • Solange

    O que é couro clássico?

    responder
    • Enluaze

      Oi, Solange! Algumas lojas usam nomes que não são comuns para descrever seus produtos, com isso podem tentam vender couro sintético como se fossem legítimo, confundindo o consumidor. Não é sempre, mas pode acontecer. Recomendamos que você se informe com a loja e pergunte se é verdadeiro ou não, pois realmente esse termo não deixa claro a origem do material. Nós da Enluaze trabalhamos somente com couro legítimo, e sempre temos o cuidado de deixar isso claro nas descrições. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Tenha uma ótima semana!

      responder
  • Carlos Hamilton Bezerra Lima

    E o couro mestiço, se enquadra em qual? Obrigado.

    responder
    • Enluaze

      Oi, Carlos! Tudo bem? O couro mestiço é geralmente um couro bem fino, tipo uma pelica. Como não trabalhamos com esse tipo de couro, recomendo que você entre em contato com a loja ou o vendedor para saber mais a respeito desse material, eles poderão te orientar da melhor forma! Nós da Enluaze trabalhamos com couros mais grossos. Qualquer dúvida, permaneço à disposição! Loja Enluaze.

      responder
  • Márcia

    Bom dia o couro vaqueta e um couro resistente? Pois quero comprar um sapato e gostaria de saber se e bom e resistente e qual couro vc indica para calçado?

    responder
    • Enluaze

      Bom dia, Márcia! Tudo bem? O mais recomendado, neste caso, é entrar em contato com a loja onde você pretende fazer a compra, para saber qual é a origem do couro e sua resistência. Pois cada loja pode ter uma nomenclatura diferente para o material, por isso seria bom questiona-los sobre isso. O ouro bovino legítimo é sempre um ótimo material, pois possui qualidade e resistência, e pode durar muitos anos de bem cuidado. Lembre-se de hidrata-lo com frequência para que fique sempre brilhoso e bonito 😉
      Qualquer dúvida, estamos por aqui pra ajudar!
      Gabi – Loja Enluaze.

      responder
  • Cleusa

    Boa tarde!
    O couro bovino fica bem em uma jaqueta?

    responder
    • Enluaze

      Boa tarde, Cleusa! Couro bovino é bastante utilizado em jaquetas, calçados e bolsas. Além de ser de excelente qualidade, é bonito e combina com qualquer ocasião. 😉 Sempre que precisar, estamos à disposição!

      responder
  • FABYOLA

    E o couro floater, se envaoxa em qual categoria? Couro sintético, ecológico

    responder
    • Enluaze

      Oi, Fabyola!
      O couro floater geralmente é de origem animal. Mas recomendamos que analise as informações do produto, ou pergunte ao vendedor antes de fazer a compra, para ter certeza da procedência do material.
      Gabriela – Loja Enluaze.

      responder
  • Aparecida Ferreira Martins

    Existe algum teste para saber se uma bolsa é de couro?comprei uma bolsa como couro legítimo no entanto achei o material muito fino e não parece couro.

    responder
  • Francisco Souza

    O termo “couro sintético” bem é válido. Linguagem é dinâmica, as palavras têm sentido que as pessoas dão à elas,muitas ganham novos significados ou perdem. Não chamaríamos de “coração sintético/artificial” um mecanismo artificial usado para subtituir o órgão responsável por bombear o sangue no nosso corpo?

    responder
    • Enluaze

      Olá, Francisco! Nós costumamos dizer que o termo “couro sintético” não é correto, pois pode confundir muita gente, que acaba comprando sintético achando que é couro original. Por isso, muitas lojas inclusive proíbem o uso da palavra “couro” em peças que não sejam feitas, exclusivamente, de pele animal. Mas entendo a sua posição, e concordo, a língua é dinâmica. Só queremos evitar confusões e mal entendidos 😉 Obrigada pela sua colaboração!

      responder
  • Rubem Olintho de Souza Filho

    Em termos de blazers e jaquetas, qual seria o melhor tipo de couro a adquirir?

    responder
    • Enluaze

      Boa tarde, Rubem! Só trabalhamos com couro bovino, por isso não sei informar a durabilidade de outros materiais, infelizmente. Desculpe. Se puder ajudar em algo mais, permaneço à disposição.

      responder
  • Yara

    Bom dia,
    couro caseína é realmente couro? Ou é algum tipo sintético? Obrigada!

    responder
    • Enluaze

      Boa tarde, Yara!
      Não trabalhamos com essa nomenclatura em nossa loja, mas acreditamos que seja couro legítimo. De qualquer forma, recomendamos tirar a dúvida com a loja onde você tem interesse de fazer a sua compra!
      Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!

      responder
  • WILSON DE JESUS MACHADO MIRANDA

    Boa noite. Adorei seu post. Muito explicativo e elucidativo, principalmente para pessoas leigas como eu. Gostaria de fazer uma pergunta: em termos de durabilidade qual a jaqueta de couro que dura mais? BOVINA, CARNEIRO, ANTÍLOPE ou se tiver uma outra mais duradoura me informe, por favor. Obrigado pela atenção.

    responder
    • Enluaze

      Boa tarde, Wilson!
      Obrigado pelo comentário, fico feliz que tenha gostado dos nossos conteúdos. Só trabalhamos com couro legítimo bovino, por isso não sei informar a durabilidade de outros materiais, infelizmente. Desculpe.
      Se puder ajudar em algo mais, permanecemos à disposição.

      responder
  • Juliana

    Ola, boa tarde, o couro de lamb( cordeiro) é duravel como o bovino? Obrigads

    responder
    • Enluaze

      Boa tarde, Juliana! Só trabalhamos com couro legítimo bovino, por isso não sei informar a durabilidade de outros materiais, infelizmente. Desculpe. Se puder ajudar em algo mais, permanecemos à disposição.

      responder
  • Aloisio Alberto

    Primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo seu site e pela informação que ajuda inclusive a diferenciar os vendedores que vendem produtos originais dos que tentam ludibriar o cliente vendendo um produto paralelo. Você saberia me dizer o que é o tal do “Couro de Lichia”?

    responder
    • Enluaze

      Boa tarde, Aloisio! Infelizmente não conhecíamos esse termo, então não podemos te afirmar com certeza a sua definição. Porém, acreditamos se tratar de uma nomenclatura importada para produtos de couro sintético.

      responder
  • Elaine

    Não existe couro ecológico, o que existe são sintéticos com um nome apelativo. E para testar o couro é só acender um isqueiro nele, se pegar fogo é sintético.

    responder