Planejar uma viagem nem sempre é uma tarefa fácil. Há muitas coisas que devem ser levadas em consideração e, muitas vezes, um erro pode ser determinante e até mesmo chegar a estragar todo o passeio. Por isso, todo cuidado é pouco e os processos de planejamento devem ser levados muito a sério. Um momento importante, por exemplo, é o de escolher as roupas para viajar!
A montagem da mala é um momento crucial do planejamento da viagem. Afinal, levar coisas a mais pode fazer com que você não possa fazer comprinhas em seu destino, e itens a menos podem prejudicar os seus passeios e fazer com que você gaste além do que o seu orçamento permite.
Pensando nisso, preparamos um artigo com dicas para que você saiba como organizar a sua mala de maneira inteligente. A seguir, confira as peças que não podem ficar de fora de sua bagagem e saiba como escolher as melhores opções!
Qual é o limite de peso permitido para as bagagens?
Desde o primeiro semestre de 2017, a maioria das companhias aéreas que atuam no Brasil, tanto em voos nacionais quanto internacionais, mudou as regras que estipulam o limite de bagagens em aviões.
Antes desse período, geralmente, as companhias transportavam gratuitamente pelo menos uma bagagem de 23kg. Depois das mudanças, o despacho de bagagens se tornou muito relativo de acordo com cada empresa. Muitas delas oferecem serviços de fidelidade que diminuem os preços, outras oferecem preços diferentes de acordo com o modo de compra (pela internet ou no próprio aeroporto).
A ultrapassagem da carga máxima também acarreta o pagamento de uma taxa, que também pode variar de acordo com a companhia. No geral, eles ficam entre R$ 60 e R$ 120.
Sendo assim, você percebeu que o primeiro passo é checar quais as regras da sua companhia e calcular tudo baseado nelas! Em geral, as informações são facilmente encontradas nos sites das empresas.
Quais aspectos devem ser levados em consideração na montagem da mala?
Organizar a sua mala de viagem deve ser um processo organizado. O primeiro passo é analisar o seu roteiro e identificar quais são os tipos de passeios que estão programados durante a sua estada no local de destino. Assim, é possível deduzir quais roupas serão necessárias, certo?
Além disso, o clima dos dias de hospedagem também deve ser levado em consideração. Confira a previsão do tempo e organize as suas roupas de acordo com o que o espera em seu destino.
Quais peças não podem ficar de fora das roupas para viajar?
Agora, chegou o momento de conferirmos uma lista de peças de vestuário que não podem ser deixadas de lado na organização de sua mala. A quantidade de cada uma delas dependerá de fatores como o clima do local de destino e, claro, os tipos de atividades que serão feitas por lá. Confira:
- tênis;
- sapatilha;
- cachecol;
- meias;
- roupas íntimas;
- jaqueta impermeável (feita de, por exemplo, couro);
- camisetas;
- calças;
- bermudas;
- vestidos e/ou saias;
- roupas de banho.
Leve, sempre que possível, peças coringas e neutras que possam ser combinadas com vários acessórios. Leve também em consideração o número de dias que você pretende passar por lá e se você fará ou não comprinhas no local.
Saber organizar a sua mala de acordo com o seu estilo e suas necessidades é algo fundamental para o sucesso da viagem. Afinal, ao escolher as roupas para viajar, tem-se uma coisa a menos para se preocupar e, assim, você pode curtir os seus passeios como merece: cheia de estilo e de cabeça fresca!
E aí, gostou dessas dicas? Lembre-se de que, além de saber organizar a bagagem, é crucial escolher uma mala de altíssima qualidade e que não te deixe na mão em suas necessidades. Então que tal conferir os principais tipos de mochilas para viagem?