Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

5 pontos turísticos para visitar na serra gaúcha

5 pontos turísticos para visitar na serra gaúcha

Se você está pensando em sair da rotina e conhecer outras partes do Brasil, saiba que a Serra Gaúcha está cheia de belezas naturais, pontos turísticos incríveis e passeios inesquecíveis. As visitas à serra gaúcha podem ser feitos em qualquer época do ano, mas se você pretende viajar durante o inverno, ganha um bônus, pois a serra gaúcha possui um charme especial nessa temporada fria, devido às vinícolas, malharias e o clima da região.

Neste post, reunimos 5 pontos turísticos imperdíveis pra você que pretende visitar o Sul do país. Eles irão levar você direto para o berço da imigração italiana da região. Vamos lá?

[rock-convert-pdf id=”853″]

Cascata do Salto Ventoso

serra gaúcha

A Cascata do Salto Ventoso fica no interior da cidade de Farroupilha, a cerca de 20 minutos do centro da cidade, e é considerada uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil. São cerca de 55 metros de queda d’água livre, em direção a uma linda piscina natural. É possível fazer uma trilha simples e ver a queda de vários pontos de vista, inclusive por trás. É impressionante!

A trilha pode ser feita por adultos e crianças, e também há escalada para os mais aventureiros e corajosos! É possível também descer até a piscina natural e tomar um banho revigorante. A cascata já esteve presente no filme O Quatrilho, de 1994, e na minissérie global O Quinto dos Infernos, de 2012.


Vale dos Vinhedos

serra gaúcha

O Vale dos Vinhedos talvez seja uma das regiões mais visitadas e charmosas durante o inverno. Fica localizada entre as cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi.

A região dos Vinhedos traz o legado e as origens de imigrantes italianos, e é famosa pela produção de vinhos, com a presença de vinícolas e restaurantes tradicionais. Elas dividem espaço com as construções rurais privadas, que constituem a beleza única do local. Com o passar dos anos, as vinícolas do Vale dos Vinhedos ganharam reconhecimento nacional e internacional devido à qualidade dos vinhos. Desde 2012, estes são os únicos vinhos do país a apresentarem selo de indicação de precedência e denominação de origem.

Quem aprecia o enoturismo vai adorar o passeio! Além disso, ganhará vistas panorâmicas inesquecíveis das montanhas e serras de parreirais e araucárias. Enfim, este é um bom destino para um final de semana imerso nas origens italianas dos moradores locais e de quem fez história neste lugar.


Caminhos de Pedra

serra gaúcha

O tradicional Caminhos de Pedra é localizado no interior da cidade de Bento Gonçalves. O nome dado ao local é devido às diversas construções feitas de pedra feitas pelos imigrantes italianos, e que se preservam até hoje. Na época, a pedra era uma matéria prima abundante na cidade, por isso usavam para construir seus lares.

O caminho possui 12km de extensão e conta com diversas atividades artesanais que mantêm viva a cultura, as heranças e os costumes dos imigrantes que chegaram ali. Nesta região, você encontrará diversos locais que merecem a parada. Alguns exemplos são a Casa da Ovelha e a Casa da Tecelagem. Além disso, a Cantina Strapazzon, assim como a cascata do Salto Ventoso, também serviu de cenário do filme O Quatrilho. Você pode visitar o site para ver todas as atrações.


Passeio de Maria Fumaça

serra gaúcha

Quem não gostaria de embarcar em um trem imerso na cultura italiana, com música, diversão e culinária típica? Pois é exatamente isso que você irá encontrar no Passeio de Maria Fumaça! O trem passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi.

A recepção é feita em Bento Gonçalves com degustação de vinhos. Ao tocar do sino, todos embarcam no trem a vapor e é dado início ao trajeto de 23km de pura alegria contagiante, típico dos imigrantes italianos. A parada em Garibaldi é regada com música gaúcha e italiana, junto com degustação de moscatel e suco de uva. Por fim, a parada final é em Carlos Barbosa, com um show de música típica italiana. E então o trem retorna para o ponto inicial, depois de todas as confraternizações.

O recomendado é agendar o seu passeio de Maria Fumaça para aproveitar o passeio e curtir todos os momentos! Ah, não esqueça da câmera, pois o passeio é lindo e possui cenas de tirar o fôlego!


Santuário de Caravaggio

serra gaúcha

Existem diversos santuários em devoção a Nossa Senhora de Caravaggio espalhados por todo o Rio Grande do Sul, mas o maior e mais conhecido deles fica em Farroupilha. A história de Caravaggio iniciou-se quando os imigrantes italianos sentiram a necessidade de um local de oração. A capela e o santuário antigo, como é conhecido hoje, foi construído no ano de 1879, enquanto o Santuário atual é da década de 1960. A construção durou 18 anos, de 1945 a 1963. Hoje em dia, é uma das atrações mais conhecidas da região, e traz devotos do Brasil inteiro.

No dia 26 de maio é comemorada a Romaria de Caravaggio, data em que é feriado na cidade de Farroupilha e outras que têm Nossa Senhora de Caravaggio como santa padroeira. É comum ver muitos devotos fazendo o caminho de 6km até o Santuário a pé neste dia. A expectativa do evento de 2018 é de receber 100 mil fiéis durante o final de semana.

Visite o site do Santuário para mais informações.


E já que você veio…

… que tal nos fazer uma visita? Temos uma loja física na cidade de Farroupilha, perto de todas essas atrações fantásticas! Venha visitar nossa loja e ver de perto todos os produtos da loja virtual na rua Júlio de Castilhos, 1123, sala 15. 😉

Mochilas Antifurto Femininas: Segurança e Estilo

Mochilas Antifurto Femininas: Segurança e Estilo

ler artigo
Viagens internacionais e a barreira da língua

Viagens internacionais e a barreira da língua

ler artigo
Desvendando os melhores lugares para passar o réveillon no mundo

Desvendando os melhores lugares para passar o réveillon no mundo

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.