Uma vida organizada é muito mais produtiva, e por isso, manter todas as coisas em seus devidos lugares é fundamental para garantir a otimização de seu tempo e uma qualidade de vida mais elevada. Nesse contexto, é muito importante que saibamos como organizar documentos, a fim de evitar dores de cabeça no futuro.
A organização de papeladas é vista por muitas pessoas como uma tarefa maçante, complicada e nada agradável. No entanto, realizá-la pode ser muito simples, desde que alguns passos sejam seguidos de modo a tornar esse momento um pouco mais eficaz.
Não sabe como organizar documentos de maneira eficiente e vive adiando o momento de organizá-los? A seguir, daremos algumas dicas práticas para evitar a confusão durante essa tarefa tão importante para o funcionamento de uma casa e do planejamento pessoal daqueles que moram nela. Boa leitura!
Tire um dia para organizar documentos
A tarefa de organização pode não ser complicada, mas certamente demanda algum tempo e muita atenção. Por isso, escolha realizá-la em um dia tranquilo, no qual você não tem compromissos e tem tempo de sobra para fazer uma boa limpeza.
Lembre-se de que a organização não precisa ser estressante, e por isso, é perfeitamente possível fazê-la enquanto assiste a um bom filme ou escuta às suas músicas prediletas.
Jogue fora o que não for mais útil
O primeiro passo para a organização é eliminar aquilo que não será mais útil em sua vida. Muitas vezes, temos o hábito de guardar papeladas inúteis ou que tinham uma finalidade no passado, mas se tornaram obsoletas. Por essa razão, é recomendado realizar essa faxina a cada 6 meses, para evitar que o lixo se acumule.
Observe papel por papel e preste muita atenção para não jogar nada fora sem querer. Sempre que possível, rasgue os que estiverem velhos, especialmente aqueles que contam com informações pessoais, como dados bancários e número de documentações.
Separe os papéis em grupos por afinidade
Uma boa estratégia é, enquanto joga os papéis no lixo, você já faça a separação de cada um deles em grupos distintos. Crie os grupos que precisar, por exemplo: documentos da casa, boletos, documentos pessoais, contas etc.
Fazer os dois passos simultaneamente agilizará o processo, já que você não precisará passar por toda a papelada duas vezes desnecessariamente. Assim, fica muito mais fácil e rápido acabar a faxina!
Use e abuse das cores
Na hora de guardar, é sempre recomendado investir em padrões bem definidos. As cores, por exemplo, são uma ótima alternativa para facilitar a sua vida, tanto no momento da organização quanto depois.
Para isso, é simples: basta adquirir pastas ou decorar as que você comprou com elementos de cores específicas. As contas de telefone, por exemplo, podem ser colocadas na pasta verde, já as receitas médicas ficam na azul. Esse tipo de organização permite que os documentos sejam encontrados muito mais facilmente.
Utilize pastas e carteiras específicas
Por fim, uma boa dica é investir no uso de carteiras ou pastas específicas. Busque sempre opções de boa qualidade e durabilidade, que não precisem ser trocadas com muita frequência e que não se rasguem no dia a dia, deixando os seus documentos desprotegidos.
Materiais de couro, por exemplo, são uma boa alternativa, já que são resistes e duram por muitos anos. Assim, você não gasta renovando as pastas anualmente.
Como podemos observar, não é tão difícil organizar documentos. Essa tarefa pode ser feita em apenas um dia e é responsável por facilitar imensamente a vida de todos os que moram naquela casa, tornando o fluxo de tarefas muito mais simples e agradável. Por isso, coloque as mãos na massa e acabe de uma vez por todas com essa bagunça!
Gostou das dicas? Então, que tal conferir algumas opções de carteiras bonitas e resistentes para começar a sua organização o quanto antes? Dê uma olhadinha em nosso artigo sobre carteiras femininas e saiba como escolher a sua!
Lidia
Essas dicas são valiosas. Tenho tentado me organizar porque em casa são documentos pessoais e tbm da empresa do meu marido e não é fácil! Obrigada pelas dicas vou tentar colocar em prática. Include sobre jogar documentos antigos, o que tenho muitos! Bjs
Enluaze
Oi Lidia!
Fiquei feliz em saber que as nossas dicas foram úteis pra você! Espero que você consiga se organizar melhor agora. 🙂
Um beijo e bom final de semana!
Gabi.