Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Afinal, o couro é impermeável?

Afinal, o couro é impermeável?

As peças de couro já fazem parte do guarda-roupa de muita gente. Proporcionando um estilo mais fashionista e meio rock and roll, esse tipo de material é bastante versátil, servindo não só para roupas, como também acessórios e sapatos. Uma dúvida que pode surgir para quem compra peças com essa característica é se o couro é impermeável.

Bem, neste texto, vamos responder essa pergunta, além de mostrar como cuidar da sua peça de couro. Continue!

Afinal, o couro é impermeável?

Apesar de ser um material bastante resistente, inclusive, durando por muitos anos, ele não é impermeável. Ele consegue se adaptar às temperaturas, podendo ser usado tanto no calor quanto no frio. Contudo, se entrar em contato com água, costuma absorver bastante a umidade, ficando bem pesado. Por isso, uma das recomendações para mantê-lo por muito tempo é evitar usá-lo na chuva, a não ser que seja coberto por uma capa impermeável.

Quais são os benefícios de usar peças de couro?

A humanidade sempre usou a pele dos animais para desenvolver suas roupas. Contudo, as peças de couro, como casacos e jaquetas, só se tornaram parte do guarda-roupa na década de 1910, no auge da Primeira Guerra Mundial, por causa dos aviadores. De lá para cá, tivemos contato suficiente para perceber quais são os benefícios dessas peças.

A seguir, vamos conhecer três. Continue!

Mantém o corpo aquecido

Ideal para quem quer evitar peças grossas, roupas a base de couro conseguem aquecer bem o corpo. Elas impedem o vento frio e ainda oferecem muitas alternativas de modelos, como calças, casacos, jaquetas etc.

É um material durável

Se bem conservado, ou seja, com hidratação constante e pouca exposição à água e ao sol, as roupas de couro podem durar por muito tempo. Aliás, esse tipo de material é conhecido justamente pela sua longevidade.

Não absorve odores

É bastante chato usar uma peça de roupa e perceber que, por estar há muito tempo guardada, ela está com cheiro de mofo ou até absorveu algum odor do ambiente. Uma boa vantagem do couro é que ele é um material mais resistente para absorver determinados odores, principalmente, se passou pelo processo de impermeabilização.

Como higienizar o couro molhado?

Caso a sua peça de couro tenha sido molhada, existem maneiras de evitar que essa exposição estrague o material. Primeiro, pegue a roupa e deixe para secar em um lugar ventilado e na sombra por, pelo menos, 3 a 5 dias. 

Nunca coloque no sol, pois a parte molhada pode sofrer reações químicas e ficar com uma cor diferente do resto da roupa. Agora, se aconteceu algum acidente e a sua peça está suja, o ideal não é lavá-la na máquina. Um pano úmido é o suficiente para evitar a sujeira.

Ao longo deste texto, você descobriu se o couro é impermeável. Também, que é fundamental evitar expor suas peças a ambientes molhados. Assim como que é um material durável, mas precisa de cuidados adequados, como a hidratação.

Então, este texto foi útil? Quer continuar com dicas para manter o seu estilo e escolher roupas ideais para você? Então, siga a gente no Instagram, Pinterest e YouTube!

Como restaurar o couro da roupa?

Como restaurar o couro da roupa?

ler artigo
Você sabe como cuidar e conservar o seu acessório de couro?

Você sabe como cuidar e conservar o seu acessório de couro?

ler artigo
Couro verdadeiro ou sintético? Conheça as diferenças e veja como descobrir!

Couro verdadeiro ou sintético? Conheça as diferenças e veja como descobrir!

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.