Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Novembro Azul: Seja protagonista da sua saúde!

Novembro Azul: Seja protagonista da sua saúde!

Cuidar da saúde e viver bem é uma necessidade de todos nós. Embora existam doenças perigosas e muito silenciosas, é possível que números tão assustadores hoje, já detectados, possam ser revertidos. Como é o caso do câncer de próstata.

Em 2020, já existem mais de 65.840 mil novos casos diagnosticados com a doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Este, é o tipo de câncer mais comum para o sexo masculino.

Neste mês de novembro, a doença é lembrada durante a campanha do Novembro Azul, a qual fortalece o protagonismo da saúde, valorizando a vida e o cuidado precoce que os homens devem adotar consigo mesmo. A campanha, criada em 2011 e adotada no Brasil inteiro, tem como objetivo principal alertar sobre a gravidade da doença e incentivar a realização de consultas médicas como forma de prevenção.

Historicamente, os homens vão menos a consultas médicas, o que fortalece o desenvolvimento de doenças graves e o diagnóstico trágico, dificultando ainda, no tratamento de doenças – o que por sua vez, contribui no aumento do número de óbitos –, como é o caso do câncer de próstata.

Além disso, existem muitos tabus na forma como são executados os exames de próstata, como é o caso do toque retal. É necessário levar em consideração que este toque permite sentir possíveis alterações na glândula – indicando ou não cânceres.

De acordo com especialistas da área, este exame não machuca, não dói e é rápido. Exames de sangue também fazem parte dessa análise.

Quando procurar um médico?

As alterações na região são mais comuns após os 50 anos, quando o exame preventivo deve começar a ser realizado anualmente. Mas, saiba que é fundamental você manter uma rotina de check-ups todos os anos, muito antes dos 50.

Agora, se na sua família existem casos de câncer de próstata, os exames preventivos devem começar ainda mais cedo, em média, nos 40 anos de idade.

Quais são os sintomas?

Na maior parte dos casos, os sintomas são perceptíveis somente em estágios avançados. Eles incluem:

• Diminuição do jato de urina;
• Ardência ao urinar;
• Mais idas ao banheiro.

Como prevenir a doença além dos exames médicos?

Manter hábitos saudáveis é uma das melhores formas de prevenir-se da doença. Adotar uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, fortalecem e contribuem para o seu sistema funcionar perfeitamente.

Além da alimentação, desenvolver uma rotina de atividades físicas, de pelo menos 30 minutos por dia, mantém o seu corpo no peso adequado, ritmo ideal e saúde fortalecida. Você também deve diminuir o consumo de álcool e cigarro – os grandes vilões.

Dicas como essas, possuem o potencial de lhe auxiliar de forma completa na busca por uma boa saúde.

É preciso sensibilizar os homens sobre a importância da sua saúde e quebrar paradigmas quanto a cultura incoerente em que vivemos, onde o homem prefere não cuidar da sua saúde!
Desta forma, quanto antes essa doença for diagnosticada e tratada, mais chances de vidas eles terão. Some forças você também nessa campanha.

A Enluaze apoia toda e qualquer iniciativa a favor da saúde!

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

ler artigo
Nova marca: conheça a história da Enluaze

Nova marca: conheça a história da Enluaze

ler artigo
Ampliação da loja física em Farroupilha

Ampliação da loja física em Farroupilha

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.