Foi-se o tempo no qual era proibido montar look com estampas diferentes e a regra era combinar as mesmas cores ou tons neutros. A mistura de tecidos, texturas e desenhos, chamada de mix de estampas, fez a cabeça das fashionistas e essa composição de peças hoje é a preferida de muitas delas.

A verdade é que, podendo “brincar” com diferentes combinações, você pode criar um visual mais moderno, dinâmico e com a cara do verão. No entanto, ainda que haja certa liberdade para isso, é preciso ter critério para evitar extravagâncias que possam gerar excesso de informação.

Ficou curiosa e quer aprender a usar mix de estampas? Então, continue a leitura e saiba como não errar no visual!

mix de estampas

Como acertar no mix de estampas

Como visto, o que antes poderia ser considerado brega por algumas pessoas, hoje se tornou o queridinho das fashionistas: o mix de estampas. Atualmente, peças de roupas muito combinadas não têm tanta graça. Portanto, é fundamental saber fazer essa mistura, aplicando alguns conceitos importantes. Saiba agora quais são eles.

Comece aos poucos

Caso não tenha o costume de montar um visual com peças de estampas muito diferentes, vá com calma. O ideal é testar as combinações até encontrar as que mais combinem com o seu estilo.

Para não correr risco de errar, comece pelos modelos mais clássicos. As listras, o xadrez, o floral e o animal print são escolhas mais fáceis, além de estarem sempre presente no guarda-roupa da mulher moderna.

Misture cores harmônicas

Se você sair por aí misturando cores muito distintas, como roxo com amarelo, por exemplo, o resultado pode não ficar muito legal. É importante lembrar de que a liberdade de combinações não é absoluta, ok?

Nesse sentido, procure usar tons semelhantes, para deixar o visual mais clean, ou seja, não sobrecarregado. Você pode mesclar tons de amarelo com mostarda ou a cor telha, que tal? Ainda, tons de rosa com salmão ou nude podem formar combinações legais e leves. Experimente e veja o que mais agrada o seu gosto!

Procure mesclar estampas de mesmo tema

Ao fazer o mix de estampas, tente estabelecer uma lógica nas misturas. Assim, procure mesclar estampas de mesmo tema para deixar o look harmonioso. Uma dica é unir floral com floral, mas de tons distintos.

Você também pode usar peças de poá na parte de cima e na de baixo do corpo, mesmo que elas tenham bolinhas em tamanhos diferentes ou cores invertidas. Outra sugestão é a listra com listra. Sendo os traços leves e com cores que não briguem entre si, você não vai errar.

mix de estampas

Quais acessórios ajudam a compor o visual

Além das peças de roupas, os acessórios também têm o seu lugar na composição do mix de estampas. Portanto, invista neles para criar um visual que fuja do comum. Estamos falando de cinto, sapato, bolsa etc. Se você optar por vestir tons mais neutros, não há problemas em abusar das cores nesses itens.

Também é permitido usar um cinto de uma estampa e um sapato de outra, por exemplo, o importante é que eles não estejam tão próximos um do outro. Por outro lado, se for usar uma blusa ou uma calça mais chamativa, prefira complementar com bolsa ou lenço da mesma paleta de cores.

Você deve ter entendido que hoje em dia não há grandes limitações em ousar no visual, e o mix de estampas demonstra isso. Dessa forma, apostar nele demonstra que você está antenada com a moda. Contudo, como visto, é fundamental saber como fazer essa composição, pois erros que parecem pequenos são capazes de comprometer todo o look.

Para não correr esse risco, coloque em prática as dicas mencionadas acima começando aos poucos e misturando cores harmônicas e estampas de mesmo tema. Depois, acrescente um acessório para dar um toque final ao mix de estampas. Feito tudo isso, você estará pronta para usar e abusar dessa tendência!

Por falar em acessórios, bolsas atemporais são itens obrigatórios no guarda-roupa. Saiba por que você deve ter a sua!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.