Se você se empenha para fazer a maquiagem perfeita e depois de algumas horas só quer desaparecer da face da Terra por ver os produtos “derretendo” do seu rosto, temos uma má notícia: você tem pele oleosa e precisa tomar alguns cuidados antes de fazer a make.

Mas não se preocupe, porque criamos este conteúdo especialmente para você com superdicas de maquiagem para pele oleosa. Elas vão deixar seu visual intacto do começo ao fim do dia. Ficou curiosa? Então continue a leitura!

maquiagem para pele oleosa

Saiba as características de uma pele oleosa

A oleosidade da pele é causada pela quantidade excessiva de sebo produzida pelas glândulas sebáceas. Como consequência, a pele fica com um aspecto gorduroso e brilhante, além dos poros dilatados nas regiões centrais do rosto, bochechas, queixo e nariz.

Isso prejudica bastante o efeito e duração da maquiagem, que precisa receber cuidados e atenção diferenciados. Confira o que você deve fazer para que a oleosidade não estrague seu look!

Conheça dicas de maquiagem para pele oleosa

Hidrate a pele antes da make

maquiagem para pele oleosa

Essa é uma dica que vale tanto para quem tem pele seca quanto para quem tem pele oleosa. A diferença é que, para quem sofre com oleosidade, o hidrante deve ter fórmula à base de água e ser, obviamente “oil free”, ou seja, sem qualquer tipo de óleo em sua composição.

Feche os poros

Para controlar a saída de óleo do rosto, uma dica bastante recomendada por especialistas é fechar os poros antes da maquiagem. Existem diversas maneiras de fazer isso, sendo as mais conhecidas delas a utilização de gelo sobre a superfície da face ou, então, para os mais corajosos, mergulhar o rosto em uma bacia com água bastante gelada por alguns segundos.

Utilize um primer

Existem inúmeros tipos de primers no mercado, sendo recomendado para quem sofre com oleosidade optar pelas versões mais secas que reduzem o brilho causado pelo excesso de óleo. Além disso, o primer atua como um fixador da maquiagem, impedindo que ela “derreta” ou borre.

Opte por iluminador, blush e sombra nas versões em pó

As opções de maquiagem em pó vão trazer um aspecto mais seco para a sua pele, já que as versões em creme podem provocar um efeito pegajoso para quem tem a cútis oleosa.

Utilize maquiagens à prova d’água sempre que possível

Os produtos à prova d’água utilizam em suas composições polímeros derivados do petróleo (e até mesmo silicone) que produzem uma película impermeável sobre a face, não deixando que nem água, nem suor prejudiquem a maquiagem. Por isso, maquiagens em gel se adaptam melhor a peles oleosas, pois penetram mais profundamente nas camadas da pele.

Prefira utilizar pincéis para aplicação dos produtos

Os pincéis evitarão que os dedos entram em contato com a pele, o que pode aumentar a produção de óleo no rosto. Mas, de tempos em tempos, é necessário fazer a higienização das cerdas, já que acumulam bactérias responsáveis pelo aparecimento da acne e podem agravar a oleosidade!

Abuse do pó translúcido e fixador

maquiagem para pele oleosa

No final, sele a make com um pó translúcido para que ele “seque” todo o óleo do rosto. Depois, para garantir ainda mais que a maquiagem dure até o final do dia, borrife um spray fixador do tipo seco por todo o rosto a uma distância de cerca de 20 centímetros.


Como visto, existem vários truques de maquiagem para pele oleosa que mantêm a pele livre daquele efeito brilhoso (e pavoroso) que a oleosidade provoca. Assim, a make dura por muito mais tempo e você vai arrasar em qualquer ocasião.

E então, gostou das nossas dicas de maquiagem para pele oleosa? Aproveite a visita e veja como montar um kit de maquiagem!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.