Você sabia que uma maquiagem para festa é tão importante quanto a escolha adequada do vestido e ainda mais importante do que o penteado? É ela a responsável por evidenciar a beleza de qualquer mulher, sempre enaltecendo os pontos mais bonitos e marcantes do rosto, assim como disfarçando pequenas imperfeições.

Por esse motivo, resolvemos apresentar quais são os principais pontos que você deve considerar ao realizar uma maquiagem para festa. Confira!

maquiagem para festa

1. Pense na ocasião ao definir o estilo da maquiagem

Antes de definir o tipo de maquiagem, é importante pensar se a festa vai acontecer durante o dia ou durante a noite e se o evento é mais social ou informal. Eventos durante o dia exigem uma pele mais leve e tons neutros. Se for informal, vale apostar em algumas cores para o olho, como tons alaranjados, ou batons mais coloridos, como cor-de-rosa.

Já durante a noite, a maquiagem pode ser mais intensa, especialmente se o evento for informal. Aposte em uma pele bem feita, cores fortes e brilhos. Atente-se apenas para não carregar demais na maquiagem.


2. Faça uma boa preparação de pele

A parte principal de qualquer maquiagem é a pele. Por isso, é essencial que a sua pele esteja saudável e bem hidratada. Antes de passar qualquer produto, faça uma leve esfoliação e lave-a com um sabonete para o rosto. Em seguida, seque a pele, passe um tonificante e depois o hidratante facial. Se o evento ocorrer durante o dia, lembre-se de usar protetor solar antes do hidratante.

Com a pele preparada, utilize um primer para disfarçar os poros e passe a base. A cor escolhida tem que ser exatamente do tom da sua pele. O teste deve ser feito no colo e, se necessário, é válido misturar mais de um tom até chegar ao seu. Utilize um pincel ou a ponta dos dedos para aplicar em toda a face e faça o acabamento com uma esponja umedecida.

Depois, utilize o corretivo abaixo dos olhos e nos locais que você deseja esconder alguma imperfeição. Realize o contorno em pó e sele o restante da pele com um pó translúcido ou no seu tom. Finalize com um pouco blush e com iluminador.


3. Pense nas cores da maquiagem

Hoje em dia, não é mais uma regra combinar a cor do vestido com a cor da maquiagem. Pelo contrário! Em uma festa informal, é possível brincar com diferentes tons, incluindo cor-de-rosa e tons alaranjados, desde que eles não entrem em conflito com a cor do vestido.

Se você não tem tanta prática, aposte em tons mais fechados, como marrom, cobre e preto, que, mesmo sendo clássicos, proporcionam um esfumado incrível. Em eventos formais e durante o dia, opte por leves esfumados no tom da pele ou um pouco mais escuros e batom nude.

Para ocasiões informais, um sombreado alaranjado pode ficar incrível com um batom nude, por exemplo. Já durante a noite, faça esfumados mais intensos e fechados. Delineadores também são bem-vindos, assim como um pouco de brilho na parte central da pálpebra.


4. Cuidado para não exagerar

Existe uma regrinha básica que ajuda, e muito, na elaboração de uma maquiagem: “olhos tudo, boca nada; boca tudo, olhos nada”. Isso significa que o ideal é que você evidencie somente uma parte do seu rosto, garantindo que a maquiagem não fique pesada e entre em conflito com a sua própria beleza.

Se você escolheu fazer um olho escuro para uma festa durante a noite, por exemplo, o indicado é que você use um batom discreto ou um gloss. Agora, se você prefere fazer somente um esfumado básico e neutro nas pálpebras, aproveite para investir em batons escuros, como vermelho e vinho. A regra é simples e cabe a você fazer essa escolha.

É importante mencionar ainda que máscara de cílios podem e devem ser usadas em qualquer ocasião. Inclusive, é válido apostar em cílios postiços para festas durante a noite.


Neste artigo você descobriu o que considerar em uma maquiagem para festa. Então, aproveite as dicas e arrase em sua produção! Agora, que tal continuar por dentro de outros posts como esse? Confira como fazer uma maquiagem para peles oleosas. Até mais!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.