Você sabia que construir uma imagem pessoal e profissional é essencial para garantir o sucesso no seu trabalho e também em suas relações interpessoais? A aparência de um indivíduo é basicamente a primeira impressão que a outra pessoa tem, sendo por isso tão importante para o êxito no trabalho e na vida.

É fundamental mencionar que essa pode ser uma preocupação comum para muitas pessoas e por isso deve ser algo bem pensado e analisado para passar confiança, segurança e credibilidade no ambiente de trabalho. Assim, resolvemos apresentar neste post dicas incríveis de como construir uma imagem pessoal e profissional. Quer saber mais? Então continue lendo esta publicação e aproveite!


1. Acredite no seu potencial

Antes de buscar uma maneira de construir uma imagem pessoal e profissional, é elementar realizar uma autoanálise para que você mesma se conheça e possa acreditar no potencial que tem.

Vale mencionar que para passar algo para outra pessoa é importante, antes de tudo, que você esteja confiante daquilo. Também é imprescindível diferenciar a vida pessoal da profissional. É claro que qualquer pessoa tem uma vida pessoal. No entanto, misturá-la com a vida profissional pode ser prejudicial para os dois lados.

Nunca leve, por exemplo, um conflito de relacionamento pessoal para as redes sociais ou para o ambiente de trabalho. O mesmo vale para situações contrárias. Desentendimentos corporativos, por exemplo, jamais devem ser levados para a sua vida pessoal.


2. Seja confiante

Como já mencionamos, sentir-se confiante é também passar confiança ao outro. Isso é essencial para que você passe credibilidade ao ambiente de trabalho e também nas relações interpessoais.

Se você sabe exatamente o que deve ser feito no emprego, por exemplo, não há motivos para se sentir insegura. Além disso, a confiança intimida concorrentes e é um ponto a mais para conseguir se alavancar dentro de uma empresa.


3. Aposte no sorriso

A simpatia deve estar presente na construção de uma imagem, seja no trabalho ou na vida pessoal. Por esse motivo, lembre-se sempre de que um simples cumprimento pode tornar o começo do dia muito mais agradável.

Especialmente em ambientes corporativos, evite grosserias e reclamações desnecessárias. Sorria e mostre-se serena. Assegure ainda uma comunicação de fácil entendimento e em tons adequados.


4. Mantenha a postura

Saiba que a linguagem corporal é mais um ponto fundamental no desenvolvimento de uma boa imagem. Por isso, caminhe confiante, aperte as mãos dos seus colegas de trabalho e esteja sempre olhando para a frente.

Andar de cabeça baixa, sentar de forma deselegante e sem postura, cruzar os braços ao se comunicar com alguém não são ações desejadas em ambientes profissionais ou formais.


5. Priorize uma boa aparência

A aparência pode falar muito de um indivíduo. Se você sai apressado de casa, não escolhe um look condizente com o ambiente em que irá e sequer lava o rosto, por exemplo, possivelmente passará uma imagem negativa, principalmente para os seus colegas de trabalho.

Em casa, é possível ser flexível quanto à aparência. No entanto, ocasiões corporativas e sociais exigem que você se preocupe com as suas vestimentas e invista em uma leve maquiagem. Calça flare jeans, sandália, camisa de seda, blazer e bolsa de couro é um exemplo de combinação coringa para a faculdade e para o trabalho.


Agora que você já sabe como construir uma boa imagem pessoal e profissional no trabalho, aproveite as dicas e construa uma superidentidade para você. Não se esqueça de que a confiança em si própria é elementar para passar credibilidade ao outro e, por esse motivo, você deve trabalhá-la desde sempre, garantindo muito mais sucesso em sua vida.

Aproveite e confira como ter um guarda-roupa inteligente para facilitar as escolhas do seu dia a dia. Até a próxima!

1 comentário

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.