Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Hidratação capilar caseira: confira as melhores receitas

Para ampliar o seu autocuidado é necessário colocar algumas atividades na rotina, como a ida a uma boa clínica de estética, e é importante saber os benefícios da hidratação capilar caseira.

A hidratação capilar é um dos recursos de autocuidado mais utilizados no mundo todo. Afinal de contas, saber o que o cabelo precisa é uma percepção individual. Muitas vezes, as máscaras prontas não conseguem atingir os resultados esperados para o cabelo, e é nesse momento que dar um up nos fios pode ser tarefa de ingredientes naturais.

Fazer uma boa hidratação capilar caseira pode ajudar a manter o brilho e até mesmo a coloração do cabelo por mais tempo. Elas podem ser feitas de acordo com a necessidade dos fios, semanalmente, quinzenalmente e até mensalmente. 

Quer saber mais sobre os componentes mais conhecidos da hidratação capilar caseira e como eles podem ajudar a melhorar o aspecto do seu cabelo? Acompanhe o conteúdo completo!

O que é e para que serve a hidratação capilar? 

Assim como a pele, o cabelo também perde nutrientes e água quando exposto ao sol e aos impactos do dia a dia, como a poluição, exposição ao sol e a chapinha. Por isso, além de manter uma rotina com hidratações periódicas, é recomendado o uso de finalizadores com proteção solar.

Muita gente não sabe que a hidratação do fio começa na própria cabeça. O óleo que produzimos é feito para reposição de nutrientes dos fios, no entanto, ele pode ser um problema quando produzido em excesso. Por isso, a hidratação capilar caseira pode ser um dos métodos utilizados por quem tem cabelo oleoso, já que mantendo os fios sempre hidratados, o corpo entende que não precisa produzir mais óleo. 

Nesse sentido, a hidratação é o processo de repor a água e os nutrientes que o cabelo perde, e que o óleo produzido no couro cabeludo não consegue repor sozinho. Então, hidratação nada mais é do que uma intensa reposição de tudo aquilo que o seu cabelo precisa para se manter saudável e bonito. 


7 dicas de hidratação capilar caseira para você utilizar

Em primeiro lugar, não é preciso ficar refém de produtos específicos para fazer uma boa hidratação capilar caseira. Você pode salvar os seus fios com muita eficiência e sem gastar tanto. Basta misturar alguns ingredientes do seu dia a dia em um recipiente com uma máscara hidratante.

Cada ingrediente tem uma potência específica. Então, se atente para o que o seu cabelo precisa e para os produtos que podem retornar para ele o essencial.

Separamos aqui nesse post algumas dicas de hidratação capilar caseira para você fazer hoje mesmo. Confira:


1. Hidratação com babosa

A babosa também é conhecida como aloe e vera. É uma planta super tradicional encontrada nos jardins das vovós há muitos anos. No entanto, há pouco tempo a indústria tem descoberto a sua potência de hidratação.

Na babosa, é possível encontrar manganês, magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, as vitaminas do complexo B e também as famosas vitamina C e vitamina E. Essa concentração pode ser boa para muitas necessidades, tanto de cabelo quanto de pele.

Você pode utilizar todos esses benefícios fazendo uma hidratação capilar caseira potente, utilizando o gel que fica no interior da planta. Para isso, basta retirar todo o gel de dentro da babosa e bater com água. A mistura vai ficar pastosa como um creme. Em seguida, aplique nos fios, da raiz até as pontas e deixe agir em uma touca térmica por, pelo menos, 30 minutos

Por fim, é só lavar, sem utilizar o shampoo, e finalizar como quiser. 


2. Hidratação com abacate 

O cabelo muito ressecado ganha vida com a hidratação capilar caseira de abacate. O abacate tem propriedades hidratantes muito potentes, já que conta com vitaminas como a C e a E. 

Por isso, ele pode te ajudar a reviver os fios depois de uma química intensa, como descoloração. Para usar o abacate na hidratação capilar é importante escolher um shampoo não muito abrasivo e um bom condicionador para retirar a máscara. 

Como fazer? Em um recipiente, amasse o miolo do abacate com uma máscara de hidratação. Deixe a mistura bem homogênea para que depois não seja difícil tirar os pedaços do fio. Em seguida aplique a mistura e deixe agir por, pelo menos, 30 minutos

Depois é só lavar e finalizar como quiser. 


3. Hidratação com mel 

O mel é rico em vitaminas e aminoácidos e é uma excelente opção de hidratação capilar caseira quando não se tem muito tempo.

Ele pode ser aplicado diretamente no cabelo, com uma boa massagem. Em seguida, para potencializar o efeito, utilize uma touca térmica e deixe agir por, no mínimo, 20 minutos

Por fim, basta lavar o cabelo com bastante cuidado para retirar todo o mel e finalizar como quiser. 


4. Hidratação com amido de milho

A maizena também é conhecida como um ingrediente potente para levantar os fios mais caídos. Ela não precisa estar acompanhada de uma máscara e pode ser aplicada diretamente nos fios. 

Para isso, em uma panela coloque 200 ml de água e 2 colheres de sopa de maizena e não pare de mexer até que a mistura fique homogênea. É importante deixar a mistura bem lisinha, sem os pedacinhos que podem grudar nos fios. 

Depois, deixe que esfrie e aplique diretamente no cabelo limpo. Deixe agir em uma touca por, no mínimo, 30 minutos. Depois lave e finalize como quiser. 


5. Hidratação com banana, iogurte e mel 

A hidratação capilar caseira de banana, iogurte e mel também não precisa de máscaras prontas. Basta bater em um recipiente todos os ingredientes para que uma pasta muito hidratante apareça. 

Para fazer essa mistura, use iogurte natural e banana d ‘água para melhor consistência. Basta colocar uma banana, um copo de iogurte natural e duas colheres de mel. Misture bem e passe nos fios. 

Deixe agir por, no mínimo, 30 minutos e em seguida lave e finalize. 


6. Hidratação com óleo de rícino 

O óleo de rícino é muito potente e cheio de vitaminas, como a vitamina E. Por isso, é um óleo que pode trazer inúmeros benefícios quando utilizado em hidratação capilar caseira. Você pode tanto colocar algumas gotas de óleo no seu shampoo, para utilização do dia a dia, quanto fazer uma hidratação profunda. 

Para a segunda opção, coloque algumas gotas de óleo na sua máscara, misture bem e passe nos fios. Deixe agir por, no mínimo, 20 minutos, e por fim, enxágue e finalize. 


7. Hidratação com óleo de amêndoas 

O óleo de amêndoas é incrivelmente potente quando o assunto é hidratação, tanto de pele quanto de cabelo. Ele é encontrado em diversas marcas de produtos cosméticos e pode ser uma excelente opção na hora da hidratação capilar caseira. 

Assim como o óleo de rícino, o óleo de amêndoas pode ser misturado nos produtos do dia a dia como shampoo e condicionador, e também pode ser usado nas máscaras para hidratação profunda.

Coloque algumas gotas de óleo na máscara e aplique nos fios, deixando agir por, no mínimo, 20 minutos. Depois é só retirar o excesso de óleo e finalizar o cabelo.


Agora que você já sabe como fazer uma boa hidratação capilar caseira, veja quais ingredientes tem na sua casa e não perca a chance de reviver os seus fios. 

Faça a hidratação capilar pelo menos 1 vez por semana, para potencializar os resultados. Tente diversificar os tipos de hidratação para que o cabelo sempre tenha vitaminas diferentes. 

Cuide dos seus fios na sua rotina e não tenha problemas com cabelos ressecados, quedas e oleosidade excessiva.

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

ler artigo
Bem-estar: guia para uma vida saudável e satisfatória

Bem-estar: guia para uma vida saudável e satisfatória

ler artigo
Dicas de autocuidado para praticar diariamente

Dicas de autocuidado para praticar diariamente

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • EDI DA SILVA PAULO

    Muito obrigada pôr essas dicas maravilhosas e receitas. Quê DEUS os abençoe sempre abundantemente. Abraço

    responder