Final de ano chegou e as tão sonhadas férias também! É hora de arrumar as malas para curtir o verão e viver novas experiências. Contudo, ao fazer isso, é preciso atenção. O problema é que, caso você ultrapasse o limite de peso permitido para embarcar no avião, terá que pagar por excesso de bagagem.

Essa situação, além de gerar uma dor de cabeça que ninguém quer ter já no início do seu período de descanso, também ocasiona um prejuízo que, até então, não estava previsto. Por esse motivo, é muito importante adotar alguns cuidados para evitar que isso ocorra com você.

Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e descubra como evitar o excesso de bagagem nas viagens!

excesso de bagagem

Atente-se ao tipo de voo e à passagem

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que há diferenças entre o limite de peso da bagagem para voo doméstico e internacional. Geralmente a quantidade permitida em voo internacional é maior que voos domésticos. Além disso, é preciso conferir se foi paga a franquia para despacho das suas malas e o que ela oferece.

Caso não se lembre, observe nas informações da passagem no site da companhia aérea ou por telefone. Dessa maneira, você terá a segurança de conhecer bem as regras antes mesmo de começar a organizar seus pertences para a viagem.

Saiba escolher a mala para evitar excesso de bagagem

A escolha da mala envolve analisar quanto ela pesa vazia e as suas medidas. Isso porque há modelos que, sem qualquer objeto dentro, podem chegar a 5 kg, o que significa que você teria que abrir mão de algo que queira levar, como um sapato a mais.

Além disso, não adianta escolher o maior dentre os modelos que você tiver em casa. É preciso considerar que, quanto mais espaço você tiver, mais pertences você vai guardar, e isso fará com que a bagagem fique mais pesada, podendo passar do limite.

Pese a bagagem em casa

Colocar seus objetos na mala confiando na sua intuição de que ela está dentro da margem de peso é bastante arriscado. Então, não deixe para descobrir quantos quilos há nela somente ao despachá-la. Por precaução, pese a sua bagagem em casa, antes de sair.

Você pode usar uma balança comum ou adquirir um modelo próprio para essa finalidade, vendida por lojas de departamento e de eletrônicos. Havendo excesso, será possível retirar algum objeto que não é tão necessário assim na viagem e deixá-lo ainda na sua residência. Por outro lado, estando dentro da margem aceita pela companhia aérea, você seguirá tranquilo para o aeroporto.

Cuidado com lembrancinhas e presentes

Para evitar excesso de bagagem, não basta pensar na organização da mala na ida para o local de destino pretendido. É preciso considerar a volta também, pois caso compre lembrancinhas e presentes para algum amigo ou parente, elas ocuparão espaço e serão um peso a mais na sua mala.

Para evitar que esses objetos sejam a causa do problema, anteveja isso, deixando uma margem de “folga” exatamente para elas. Ainda assim, lembre-se de escolher as que sejam menores e mais leves, para evitar ter que escolher entre deixá-los para trás ou pagar o valor pelo peso excedente. Você também pode guardá-los em sua bolsa ou mochila que for acompanhá-lo durante o voo.

Como visto, embarcar em um avião para curtir as férias é um momento esperado por muita gente. No entanto, ele pode gerar situações desagradáveis se você não se atentar para o limite de peso de suas malas e tiver que pagar por excesso de bagagem. Sendo assim, ao organizar seus pertences para viajar, coloque em prática as dicas listadas.

Lembre-se de conferir as regras estabelecidas pela empresa aérea, bem como de analisar as características da sua mala e de pesá-la com antecedência. Ainda, é fundamental planejar-se quanto às lembranças e aos presentes que você queira oferecer aos seus conhecidos. Adotando essas medidas simples, mas importantes, você evitará o excesso de bagagem e poderá, enfim, ter as férias tranquilas que merece!

Gostou dessas dicas e quer acompanhar outros conteúdos como este? Então, siga as nossas páginas no Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.