Você já deve ter escutado por aí que é melhor investir em viagens do que gastar dinheiro com bens materiais. E motivos para economizar para viajar não faltam! Primeiramente, porque nenhum objeto substitui a riqueza de conhecer novas culturas. Em segundo lugar, sair da rotina e conhecer lugares novos ajudam a aliviar o estresse que o dia a dia nos causa.

Porém, sejamos realistas: para conseguir usufruir destes benefícios, é preciso esforço, no sentido de se planejar e cortar gastos. Então, quer saber como economizar para viajar? Continue a leitura e descubra!

economizar para viajar

Defina metas

O planejamento é fundamental antes de colocar em prática qualquer objetivo, e isso também vale para as viagens. Assim, a primeira coisa a se fazer é definir metas, estabelecendo, de antemão, para onde, quando e como ir.

Escolha um lugar que você sonha em conhecer e agende uma data para a viagem, com antecedência mínima de seis meses. Então, programe-se para pedir férias no trabalho e tenha esses dias como sagrados, para que nada faça você desistir.

Elabore um projeto de orçamento, definindo qual o valor deseja ter disponível para aproveitar a viagem sem preocupações. Com isso, será possível estabelecer metas de economia a serem alcançadas ao longo dos meses sem que isso seja muito penoso.


Pesquise preços

Definidos a data e o lugar, é hora de pesquisar preços. Compare os valores de passagens e de hospedagem. Para facilitar, faça pesquisas em sites de venda dos tickets. Alguns, inclusive, apresentam o valor total de transporte e acomodação. Mas, fique atento, pois o preço pode variar ao final da compra, devido à taxa de embarque.

Vale também visitar blogs de outros viajantes que já passaram pelo destino pretendido. Geralmente, os conteúdos destes sites são detalhados e podem ajudar você a elaborar um orçamento completo. Outra dica é conferir os comentários e avaliações de outras pessoas, para saber com o que vale ou não gastar.


Reduza gastos no dia a dia

Quando se está fazendo economia, cada centavo importa. Nesse sentido, reduzir gastos desnecessários ou pouco relevantes no seu dia a dia faz toda a diferença. Comece diminuindo a quantidade de vezes que você se alimenta fora de casa.

Caso você passe o dia todo na rua, opte por levar consigo o seu alimento. Esta é uma boa estratégia para gastar menos. Dentro de casa também vale reduzir os custos. Economize energia, não deixando lâmpadas acesas em cômodos vazios. Tome banhos curtos e apenas ligue a máquina de lavar roupas quando tiver uma quantidade razoável de peças sujas.

Repense a necessidade de pagar por um pacote de telefone fixo, já que hoje o celular permite a comunicação tanto textual quanto por voz. Se, ainda assim, considerá-lo imprescindível, pesquise planos mais baratos. O mesmo vale para a televisão: se o seu foco é mais para filmes, plataformas online suprem bem isso, ou procure ofertas que saiam mais em conta.


Opte por produtos com boa durabilidade

Fazer compras de itens como peças de roupa, bolsas e sapatos pode ser necessário algumas vezes. No entanto, se o objetivo é aproveitar melhor o dinheiro, para gastar menos, prefira produtos com boa durabilidade.

Isso significa escolher materiais de melhor qualidade, dos quais são exemplos aqueles feitos de couro legítimo. Explore jaquetas, bolsas, mochilas e sapatos feitos dele. Assim, você garante que terá o mesmo produto por muito tempo e poderá usá-lo muitas vezes. Trata-se de um investimento verdadeiro, que fará o seu dinheiro valer mais.


Depois de ler essas dicas, você deve ter percebido que economizar para viajar é algo que vale a pena, por todas as experiências e o descanso que se pode ter. É fácil ter tudo isso, quando você sabe o que quer, estabelece suas metas e age no sentido de alcançá-las.

Para isso, é preciso reduzir gastos e investir em produtos com bom custo-benefício. Assim, com planejamento, organização e disciplina, você terá conseguido economizar uma boa quantia de dinheiro e poderá sair para conhecer cada canto deste mundão!

E aí, gostou dessas dicas e quer saber mais? Então, siga a gente no Facebook e no Instagram!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.