Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Documentos para viagem internacional: veja os mais importantes!

Documentos para viagem internacional: veja os mais importantes!

A temporada de férias é um dos momentos mais esperados por quem trabalha durante o ano inteiro. O período é ideal para aproveitar o merecido descanso e fugir da rotina diária, que muitas vezes é bastante cansativa.  Para aproveitar todos os momentos sem dor de cabeça é fundamental se organizar nos mínimos detalhes, incluindo os documentos para viagem.

Quem escolhe um destino fora do Brasil, deve se atentar para alguns detalhes, para que a viagem seja um momento de relaxamento e diversão. Ao arrumar as bagagens, é preciso se lembrar de que os documentos devem sempre ser guardados na bolsa de mão, pois é preciso apresentá-los em diversos momentos.

Separar e organizar toda a documentação necessária facilitará os momentos no aeroporto, na imigração e evitar alguns problemas. Quer saber quais os documentos obrigatórios para viagem internacional? Continue a leitura do nosso post e confira!

Documentos para viagem

RG e CPF

O Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) são dois importantes documentos de identificação utilizados em todo o território nacional. Ambos contêm todas as informações necessárias e devem ser apresentados no aeroporto no momento do check in e na hora do embarque.

Para quem pretende curtir as férias nos países que fazem parte do Mercosul, como Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Peru e Argentina, é possível conhecer os atrativos turísticos utilizando apenas o RG.

Para visitar esses países não é necessário apresentar o passaporte,  apenas portar um documento emitido há menos de 10 anos e com uma foto recente.


Passaporte

Esse tipo de documento para viagem é emitido pelo Departamento de Polícia Federal. O passaporte serve para comprovar a sua cidadania e que você está autorizado legalmente a viajar.

Para emitir o documento, é preciso preencher alguns dados no site do órgão e pagar algumas taxas. Após seu vencimento, é necessário emitir um novo passaporte.


Visto

Determinados países exigem que os turistas apresentem algum tipo de visto durante a estadia. Existem os vistos para quem vai trabalhar, estudar e aqueles para os turistas.

O visto está integrado ao passaporte e consiste em um carimbo ou um certificado impresso emitido pela embaixada, consulado ou imigração do país.

Na hora de solicitar, é preciso ficar atento a quais documentos se adequam ao seu tipo de viagem. Além disso, é importante solicitar o documento para viagem com certa antecedência.


Certificado de Vacinação

Com o reaparecimento de algumas epidemias, alguns destinos exigem que os turistas apresentem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, mais conhecido como CIVP. O documento funciona como um comprovante de imunidade contra doenças transmissíveis.


Os documentos para viagem são exigidos de acordo com cada país. Em alguns casos, também é preciso apresentar o comprovante de hospedagem. O documento pode ser a reserva do hotel ou, até mesmo, uma carta convite de quem vai hospedar você durante a temporada fora.

Além disso, alguns destinos exigem a apresentação da passagem de volta. Fique atento e sempre pesquise sobre os documentos para viagem exigidos pelo país escolhido.

Fazer um seguro viagem é uma ótima opção, pois protege de perdas, danos e pode ser usado em caso de emergências médicas, por exemplo.

Gostou das nossas dicas sobre os documentos para viagem internacional? Aproveite e confira o nosso porta-documentos confeccionado em couro, que é uma excelente opção para manter os seus organizados e seguros durante os passeios!

Viagens internacionais e a barreira da língua

Viagens internacionais e a barreira da língua

ler artigo
Desvendando os melhores lugares para passar o réveillon no mundo

Desvendando os melhores lugares para passar o réveillon no mundo

ler artigo
Explorando os recantos inesquecíveis: lugares turísticos da Austrália que você precisa conhecer

Explorando os recantos inesquecíveis: lugares turísticos da Austrália que você precisa conhecer

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • PERICLES DALA DÉA HONORATO

    Srs.
    Gostei das informações. Mas parece que com a pandemia de COVID está sendo exigido um formulário que deve ser preenchido e apresentado no check in. Essa informação é verdadeira? Se for, onde conseguir tal formulário

    responder
    • Enluaze

      Olá, Pericles!
      Infelizmente não temos essa informação. Recomendo tirar essa dúvida com uma agência de viagens ou a companhia aérea.
      Abraços!

      responder