Doces ou salgadas, com ou sem borda, elas dão água na boca! As pizzas surgiram há cerca de 6 mil anos, quando egípcios e hebreus viram que seria uma boa ideia misturar água e farinha. A iguaria logo foi parar na Itália, onde foi apresentada a outros ingredientes e, ao longo do tempo, ganhou o planeta.

A pizza é, hoje, uma das delícias mais consumidas ao redor do mundo. No Brasil, ela desembarcou junto aos imigrantes italianos e popularizou-se principalmente na década de 1950. Em São Paulo, diversas pizzarias passaram a fazer parte do cotidiano de bairros como a Bela Vista e a Mooca, redutos dos italianos no país. E veio justamente da Capital paulista a ideia de criar o Dia da Pizza! Você sabia?

Em 1985, a cidade de São Paulo sediou um concurso estadual para escolher as melhores pizzas de marguerita e mussarela. O sucesso do evento, encerrado em 10 de julho daquele ano, fez com que o secretário de Turismo na época, Caio Luiz de Carvalho, oficializasse a criação do Dia da Pizza. Desde então, a data é comemorada em diversos locais do país.

Você é uma pessoa apaixonada por pizza? Então… Que tal colocar em prática duas receitas de pizzas para fazer em casa? Confira abaixo duas receitas compartilhadas pelo site Tudo Gostoso:


1. Pizza caseira para recheio a sua escolha

Ingredientes:

2 copos de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de café de sal, 1 colher de café de açúcar, 2 tabletes de fermento de pão e água morna.

Modo de preparo:

Coloque a farinha de trigo em uma tigela e acrescente o óleo, a água morna e os dois tabletes de fermento de pão dissolvido no açúcar e no sal. Mexa tudo com uma colher e sove a massa com as mãos até que ela desgrude das mãos. Deixe a massa descansar após 30 minutos. Após, coloque-a em uma forma untada com manteiga e asse em forno pré-aquecido 180ºC entre 25 e 35 minutos.

Retire a massa do forno e inclua ingredientes à sua escolha, tanto doces quanto salgados. Simples, né?


2. Pizza caseira de carne seca

Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo, 2 copos de leite, 2 colheres de azeite de oliva, 2 colheres rasas de manteiga, 1 pitada de sal ou 1 tablete de caldo de galinha, 2 ovos, 200g de queijo mussarela, 500g de carne seca (charque), ½ tomate, ½ cebola branca e roxa, 2 dentes de alho e cheiro verde a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a carne seca em uma panela de pressão com água suficiente para cobri-la e cozinhe por 20 minutos. Mude a água e cozinhe por mais 20 minutos. Após, desfie a carne cozida e junte a ela o alho ralado, o tomate cortado e as cebolas e o cheiro verde picados.

No liquidificador, bata por 3 minutos o leite, os ovos, a manteiga, o azeite, o sal ou o caldo de galinha e a farinha de trigo. A mistura deve ser despejada em uma forma de pizza grande, untada com farinha. Por cima, a carne seca e os temperos devem ser distribuídos com raspas de queijo mussarela. A pizza deve ser assada por cerca de 20 minutos, em forno pré-aquecido em 180ºC.


Agora que você já tem receitas de pizzas para fazer em casa na ponta da língua, que tal executá-las? Vá para a cozinha, faça essas delícias e depois conte para nós como elas ficaram. Combinado?

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.