Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

3 cuidados com as roupas que você precisa começar a praticar

3 cuidados com as roupas que você precisa começar a praticar

Seja para aproveitar o custo-benefício, seja para usar de maneira sustentável, uma coisa é certa: todos querem que suas roupas durem cada vez mais. Nesse sentido, é essencial tomar certos cuidados com as roupas no dia a dia para otimizar sua usabilidade e evitar que sejam danificadas rapidamente.

Neste post, vamos falar sobre os cuidados que você precisa começar a praticar para ter peças de qualidade disponíveis por mais tempo. Assim, visto a quantidade de resíduo têxtil presente no mundo, elas podem ser utilizadas mais vezes por você ou outras pessoas, quando desejar doar a peça. Confira!

Como verificar o material da peça?

Algumas formas de conservar as roupas são feitas desde o momento da lavagem até a secagem e armazenamento. Prestar atenção em como fazer cada etapa é essencial para essa manutenção adequada. Outro fator a ser considerado é o material com o qual a peça é feita.

Nesse sentido, você deve verificar a etiqueta das peças antes de qualquer coisa. Nelas constam o tipo de tecido, percentual de cada fibra na peça, modo ideal de realizar a lavagem, secagem e passadoria. Enfim, tudo de acordo com a composição têxtil da peça.

Quais os principais cuidados com as roupas?

Além de verificar a etiqueta e o tipo de material utilizado para a produção da peça, outros cuidados com as roupas são essenciais. Isso porque a má conservação pode deixar até as peças mais novas com características de desgaste, reduzindo a durabilidade. A seguir, confira algumas dicas para evitar que isso não aconteça.

1. Prestar atenção na lavagem

Para fazer a lavagem da maneira adequada, verifique na etiqueta se o ideal é colocar a roupa na máquina ou lavar a peça a mão. Também é importante saber se é possível deixá-la de molho ou não e se o uso de alvejante é recomendado.

De qualquer forma, separar as peças por composição têxtil e cor facilita no momento de lavar. Se for colocar na máquina, não juntar muitas peças para não correr o risco de maiores danos.

2. Verificar a forma ideal de secar

Esse cuidado também é primordial para manter as roupas por mais tempo. Na etiqueta consta se a secagem deve ser ao sol, à sombra, se a peça pode ser colocada em secadoras e todos os detalhes dessa etapa.

Lembrando que poucas peças podem ser levadas à secadora, pois muitas correm o risco de encolhimento. Também é importante observar se é adequado estender a peça, ou se o correto é secá-la em superfície plana para não marcar.

3. Saber como passar e secar

Algumas fibras têxteis aguentam maior temperatura, enquanto outras não. Se a temperatura for aplicada da forma errada, pode causar danos nas peças, como as indesejáveis marcas de ferro.

Geralmente, o indicado é passar pelo avesso peças estampadas com silk screen, transfer e outros métodos que deixam o desenho com um certo relevo. Logo, preste atenção nos acabamentos da peça para não danificá-las.

Neste post, mostramos os cuidados com as roupas no momento da lavagem, secagem e passadoria para mantê-las por mais tempo. Devido aos diferentes tipos de materiais usados na confecção, é importante sempre verificar a etiqueta e acabamentos da peça para tomar a decisão correta. Assim, será possível usar as peças de maneira consciente, sustentável e inteligente.

Gostou do nosso conteúdo? Veja agora como usar peças coringas do guarda-roupa feminino!

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

ler artigo
Cores tendência verão 2022 para decorar seu imóvel

Cores tendência verão 2022 para decorar seu imóvel

ler artigo
O que levar na necessaire para o trabalho? Veja 7 itens essenciais!

O que levar na necessaire para o trabalho? Veja 7 itens essenciais!

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.