Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

3 cuidados com as roupas que você precisa começar a praticar

3 cuidados com as roupas que você precisa começar a praticar

Seja para aproveitar o custo-benefício, seja para usar de maneira sustentável, uma coisa é certa: todos querem que suas roupas durem cada vez mais. Nesse sentido, é essencial tomar certos cuidados com as roupas no dia a dia para otimizar sua usabilidade e evitar que sejam danificadas rapidamente.

Neste post, vamos falar sobre os cuidados que você precisa começar a praticar para ter peças de qualidade disponíveis por mais tempo. Assim, visto a quantidade de resíduo têxtil presente no mundo, elas podem ser utilizadas mais vezes por você ou outras pessoas, quando desejar doar a peça. Confira!

Como verificar o material da peça?

Algumas formas de conservar as roupas são feitas desde o momento da lavagem até a secagem e armazenamento. Prestar atenção em como fazer cada etapa é essencial para essa manutenção adequada. Outro fator a ser considerado é o material com o qual a peça é feita.

Nesse sentido, você deve verificar a etiqueta das peças antes de qualquer coisa. Nelas constam o tipo de tecido, percentual de cada fibra na peça, modo ideal de realizar a lavagem, secagem e passadoria. Enfim, tudo de acordo com a composição têxtil da peça.

Quais os principais cuidados com as roupas?

Além de verificar a etiqueta e o tipo de material utilizado para a produção da peça, outros cuidados com as roupas são essenciais. Isso porque a má conservação pode deixar até as peças mais novas com características de desgaste, reduzindo a durabilidade. A seguir, confira algumas dicas para evitar que isso não aconteça.

1. Prestar atenção na lavagem

Para fazer a lavagem da maneira adequada, verifique na etiqueta se o ideal é colocar a roupa na máquina ou lavar a peça a mão. Também é importante saber se é possível deixá-la de molho ou não e se o uso de alvejante é recomendado.

De qualquer forma, separar as peças por composição têxtil e cor facilita no momento de lavar. Se for colocar na máquina, não juntar muitas peças para não correr o risco de maiores danos.

2. Verificar a forma ideal de secar

Esse cuidado também é primordial para manter as roupas por mais tempo. Na etiqueta consta se a secagem deve ser ao sol, à sombra, se a peça pode ser colocada em secadoras e todos os detalhes dessa etapa.

Lembrando que poucas peças podem ser levadas à secadora, pois muitas correm o risco de encolhimento. Também é importante observar se é adequado estender a peça, ou se o correto é secá-la em superfície plana para não marcar.

3. Saber como passar e secar

Algumas fibras têxteis aguentam maior temperatura, enquanto outras não. Se a temperatura for aplicada da forma errada, pode causar danos nas peças, como as indesejáveis marcas de ferro.

Geralmente, o indicado é passar pelo avesso peças estampadas com silk screen, transfer e outros métodos que deixam o desenho com um certo relevo. Logo, preste atenção nos acabamentos da peça para não danificá-las.

Neste post, mostramos os cuidados com as roupas no momento da lavagem, secagem e passadoria para mantê-las por mais tempo. Devido aos diferentes tipos de materiais usados na confecção, é importante sempre verificar a etiqueta e acabamentos da peça para tomar a decisão correta. Assim, será possível usar as peças de maneira consciente, sustentável e inteligente.

Gostou do nosso conteúdo? Veja agora como usar peças coringas do guarda-roupa feminino!

Pasta para Notebook X Mochila para Notebook – Qual a Ideal?

Pasta para Notebook X Mochila para Notebook – Qual a Ideal?

ler artigo
Cores de Bolsas para o Inverno

Cores de Bolsas para o Inverno

ler artigo
5 Tendências de Moda Feminina para 2024

5 Tendências de Moda Feminina para 2024

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.