Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Conheça as desvantagens do couro sintético!

Conheça as desvantagens do couro sintético!

Com certeza você já viu por aí o anúncio e a venda de acessórios fabricados em “couro sintético”. Esse tipo de produto realmente tem se popularizado, mas, embora muito vendido, ele não tem as melhores qualidades. Portanto, ele não é capaz de garantir a mesma satisfação quando comparado ao couro legítimo, já que este consiste em um material nobre, sendo mais resistente e impermeável.

Aliás, vale dizer: o “couro sintético” nem mesmo é couro. Afinal, somente se encaixa nessa denominação o material de origem animal. Por isso, aquele que você vê em algumas lojas é chamado de material sintético e apresenta algumas desvantagens que fazem com que o custo-benefício não valha a pena.

Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!

couro sintético

Menor resistência

Por ser de qualidade inferior, o material sintético apresenta menor resistência. Assim, ele dificilmente se mantém intacto em face de arranhões, impactos e excesso de peso sobre ele. Aliás, isso explica até mesmo o seu valor reduzido. Entretanto, nesse caso, o barato pode sair caro.

Isso porque os acessórios feitos nesse material podem se danificar com facilidade, adquirindo aspecto de velhos ou mal cuidados rapidamente, quando, na verdade, a aparência deles decorre da sua própria composição.

Baixa durabilidade

Exatamente por não resistir muito ao desgaste pelo uso normal, o “couro sintético”, como é conhecido, apresenta uma baixa durabilidade. Portanto, trata-se de uma decorrência lógica do fato de a resistência do produto ser menor.

Em consequência, você acaba pagando por um bem que pretende ser equivalente ao couro natural, mas que, na realidade, tem qualidade bem inferior. Ainda, por esse motivo, você terá investido em algo que não vale o custo, já que há algo melhor disponível no mercado. Pense nisso!

couro sintético

Possibilidade de rachaduras

Por ter suas fibras produzidas sinteticamente, o material do qual estamos falando pode sofrer com rachaduras facilmente. Assim, em pouco tempo de uso, esse problema pode fazer com que o seu acessório não tenha a beleza que fez você desejá-lo na vitrine daquela loja ou em um site.

Por esse motivo, é necessário ter muita cautela ao usar e armazenar o produto produzido sinteticamente, como uma bolsa, por exemplo, pois qualquer descuido pode inutilizá-lo por completo. Com isso, o valor investido terá sido em vão, e ninguém compra um produto considerando a possibilidade de perdê-lo tão cedo, não é verdade?


Como você pode observar, aquilo que as pessoas adquirem pelo nome de “couro sintético” em nada se assemelha ao couro legítimo – nem mesmo o nome é apropriado. Ainda, você deve ter percebido o quanto esse material apresenta qualidade inferior, tanto que é vendido por um preço mais acessível.

No entanto, isso não significa a completa satisfação do consumidor, já que esse material sintético oferece desvantagens que revelam não ser ele a melhor opção quando se deseja algo resistente e durável. O couro de verdade, por outro lado, consegue atender bem a esse propósito, já que, por ser natural, apresenta essas características. Ou seja, se você quer ter um produto de qualidade, não tenha dúvidas, prefira o couro legítimo!

Entre as opções, está a bolsa de couro legítimo. Saiba por que ter uma!

Tipos de Bolsas Femininas

Tipos de Bolsas Femininas

ler artigo
Couro Sintético X Couro Legítimo: Entenda a Diferença nas Bolsas

Couro Sintético X Couro Legítimo: Entenda a Diferença nas Bolsas

ler artigo
Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Mayara Coutinho

    Informações muito relevantes! Tenho uma dúvida, o chamado couro soft é legítimo ou só mais uma variação do “couro” sintético?

    responder
    • Enluaze

      Oi Mayara!
      Que bom que gostou do post! 😀

      Fizemos algumas pesquisas, e algumas empresas colocam no título “couro soft” em produtos de couro legítimo, enquanto outras usam o mesmo termo “couro soft” pra sintético. No nosso entendimento, só poderia ser usado em couro legítimo, pois alguns couros são mais macios, e poderiam ser chamados de soft.

      Nesse caso, o que eu te recomendo é ler na descrição do produto se diz alguma informação adicional. Se for sintético, o certo seria ter alguma informação sim. Caso não diga nada, entra em contato com a empresa pra esclarecer, se possível.

      Todas essas nomenclaturas só confundem ao invés de ajudar, né? Mas espero que tenhamos te ajudado de alguma forma a esclarecer a dúvida. Qualquer coisa, pode entrar em contato com a gente! 😉

      Um abraço!
      Gabi, da Enluaze.

      responder
  • Raylene Andrade

    Quanto tempo aproximado de duração tem o sintético? Como todos os cuidados tomado?

    responder
    • Enluaze

      Olá, Raylene!
      O couro sintético tem duração de apenas alguns meses. Não tem como evitar que ele se desfaça com o tempo, não há nada que possamos fazer para que ele dure tanto quanto uma bolsa de couro. Mas a duração exata vai depender do tipo de material usado para a fabricação.
      Qualquer dúvida, permanecemos à disposição!

      responder
  • jian luzio

    Não existe couro sintético, todo
    Couro provém da pele de algum animal. 
    A expressão couro legítimo é pleonasmo.
    E couro sintético está errado falar.
    Pesquise a Lei 8444

    responder