Caracterizado por ser um material utilizado na elaboração de calçados, cintos, bolsas, pastas, carteiras, jaquetas e calças, o couro faz parte da história da humanidade e se tornou um item presente na moda e na elaboração de looks, tanto formais quanto casuais.
Pensando nisso, neste post, vamos apresentar dicas incríveis para que você consiga reconhecer um couro legítimo. Além disso, falaremos um pouco sobre o material e os seus principais benefícios.
Ficou curioso? Então, continue com a leitura e saiba mais!
O que é o couro legítimo?
Caracterizado por ser uma matéria-prima muito nobre, o couro legítimo é extraído da pele de animais, como boi e carneiro. Também chamado de couro natural, ele normalmente é confeccionado em um curtume e passa por várias etapas de fabricação, desde a extração até o resultado final.
Por ser composto por matéria orgânica, ele precisa passar por uma série de processos para conservação, como a hidratação e a respiração. No entanto, sua qualidade, durabilidade e resistência são incomparáveis.
Quais são as suas vantagens?
Como já mencionamos, o couro é um material nobre e, se comparado a outras opções, oferece vantagens visíveis. A seguir, confira as principais!
Não queima
O couro é a pele do animal curtida e, por esse motivo, não queima quando uma chama se aproxima dele. Porém, é preciso lembrar: apesar de não queimar, a primeira camada de tratamento da pele pode manchar, se o fogo for mantido por muito tempo em contato. Já as opções sintéticas são inflamáveis: basta uma pequena chama para começar a deformação do material.
É permeável e permite a transpiração do corpo
Por ter fibras naturais, o couro legítimo permite a transpiração do corpo e dos pés, evitando a proliferação de bactérias e formação de possíveis odores. Entretanto, o material é permeável e, portanto, é importante ficar atento quanto ao contato com a água — especialmente se você estiver com ele.
Por isso, recomenda-se deixá-lo secando naturalmente em local arejado e seco, sem contato direto com o sol. E no caso do couro sintético, a água é rapidamente absorvida.
É muito macio ao toque
A textura do couro legítimo não é perfeita, e esse é mais um dos fatores que o diferencia de outros materiais. Porém, apesar de ter veias, poros e marcas naturais, apresenta maciez e flexibilidade incomparáveis.
É mais durável
Por ser firme, resistente, não rasgar, não queimar e não arrebentar, o couro é um material muito mais durável do que outras opções. Bolsas e jaquetas produzidas com ele, por exemplo, podem durar anos e anos se forem bem cuidadas. E é importante lembrar que, mesmo sendo um material nobre e bem resistente, ele não é blindado contra arranhões. Por isso, é normal que, com o uso contínuo, o produto comece a apresentar pequenos desgastes em pontos específicos do produto, o que não compromete a qualidade e a durabilidade do produto. Por isso, é importante sempre cuidar bem do produto, limpando e usando hidratantes específicos que farão o couro ficar bonito por muito mais tempo.
Como identificar o couro legítimo?
Visualmente, o couro natural pode parecer similar ao sintético. Por isso, é importante saber reconhecer uma peça legítima. Confira!
Verifique as especificações nas etiquetas
Uma etiqueta de couro legítimo deve conter as especificações do produto, como “100% couro”, “couro genuíno”, “couro legítimo” e “feito com produtos animais”.
Já as indicações “PU”, “couro ecológico”, “poliuretano” e “PVC” caracterizam os materiais sintéticos.
Observe a superfície da peça
Única e imperfeita, a superfície do couro natural é irregular e apresenta traços específicos de um material legítimo, como já citamos.
Arranhões, rugas, vincos e até pequenos caroços são características do produto. As bordas também possuem pontos mais ásperos em vez de cortes perfeitos, devido ao desgaste natural das fibras.
Verifique a permeabilidade do material
Uma dica simples e prática é verificar a permeabilidade do material. Para isso, bastar pegar algumas gotinhas de água e jogar sobre a peça: se elas forem lentamente absorvidas, o couro é original.
Pense no preço da peça
Por fim, é importante avaliar o preço da peça. Em geral, o couro sintético ou ecológico apresenta valores muito inferiores. Já o legítimo, por contar com um processo muito mais trabalhoso e apresentar uma maior qualidade, tende a ser mais caro.
Viu como é fácil identificar o couro legítimo? Então, aproveite as dicas e fique atento ao adquirir uma peça. Lembre-se de que o material é clássico, versátil, confortável e muito bonito para o dia a dia, mas é importante que a peça seja de qualidade para assegurar essas vantagens, além da durabilidade.
Se você gostou deste post, aproveite para entender quais são os principais tipos de couro e aprofunde seus conhecimentos no assunto!
Aparecida
Boa noite
Meu nome é Aparecida. Li todas as especificações sobre uma peça ser de couro. Porém gostaria de saber se mesmo uma peça sendo de Couro, mesmo ela não sendo usada com frequência, e guardada com todo o cuidado, poderia a mesma começar a se esfarelar completamente, do nada. Não tomou sol, nem chuva, nem umidade. A maioria das minhas bolsas estão se esfarelando. São todas da mesma marca e o vendedor diz não saber o que acontece. O problema é que comprava constantemente, e sempre paguei, por causa da marca, 1000 reais cada bolsa. Poderiam me esclarecer ou me indicar alguém ?
Obrigada pela a atenção.
Enluaze
Oi, Aparecida! Tudo bem? Olha, geralmente o couro não esfarela assim do nada. Só se ele nunca for hidratado e estiver super seco, por exemplo. Mas se você tem todos os cuidados de guardar adequadamente, passar um hidratante específico de tempos em tempos, não deveria acontecer isso. Eu mesma tenho algumas bolsas que quase nunca uso, e não acontece isso. Muitas vezes, uma peça de marca é vendida como couro, e na verdade é um material sintético, o valor é pela marca, como você mesma disse. Pra tirar a dúvida, você pode levar a um sapateiro ou a uma loja de reparação e tingimento, geralmente eles entendem bem de couro e poderão te auxiliar! Espero que isso ajude! Qualquer coisa, estamos por aqui! Tenha uma excelente semana! Gabriela – Loja Enluaze.
Cleber alves de Morais
Boa tarde
Poderia esclarecer o quê e couro genuíno?
Enluaze
Olá, Cleber! Couro genuíno pode ser uma das descrições para “couro legítimo”. Seria um sinônimo, eles querem dizer a mesma coisa, ou seja, couro verdadeiro.
Qualquer dúvida, permanecemos à disposição.
Hélio Nunes
Boas dicas. É sempre bom ficarmos atentos e não cairmos em propagandas enganosas como foi no meu caso. Achando que estava levando vantagem, adquiri um produto supostamente de couro e, devido ao preço bem inferior, levei gato por lebre.