Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Entenda o que é consumo consciente e como aplicá-lo no seu dia a dia

Entenda o que é consumo consciente e como aplicá-lo no seu dia a dia

A facilidade de informações que temos nos dias de hoje despertou uma série de mudanças em nosso comportamento. Em relação às compras das nossas roupas, chegamos a uma nova forma de encarar o que adquirimos: o consumo consciente.

Mais do que apenas comprar algo, essa forma de consumir nos obriga a olhar os produtos ou serviços de uma forma mais responsável, entendendo que nossas atitudes podem trazer tanto consequências negativas quanto positivas.

Neste texto, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre essa forma de consumo e como funciona quando o assunto são roupas. Boa leitura!

O que é o consumo consciente?

Antes de qualquer coisa, é preciso desmistificar que o consumo consciente significa consumir menos. Esse não é o maior propósito desse método. Na verdade, a ideia é que a compra seja feita prezando não só a qualidade, mas também a durabilidade.

Além disso, analisa as consequências do nosso consumo, evitando o que chamamos de fast fashion. Ou seja, o consumo consciente é uma forma responsável de adquirir, analisando os efeitos de comprar determinados produtos ou serviços para o nosso meio ambiente.

Como consumir moda de forma consciente?

Quando se trata de roupas, existem muitas maneiras de aplicar o consumo consciente. Separamos algumas dicas que vão te ajudar a começar a aplicar esse método. Continue!

Procure qualidade

Quando falamos de qualidade, não estamos só focados em buscar por marcas boas, mas também peças com tecidos bons e duráveis. Nesse caso, procure escolher modelos que serão usados mais de uma vez e que resistam às lavagens.

Fique atento, para não se guiar apenas pelo preço. Afinal, muitas das roupas com qualidade duvidosa, tendem a ter um valor bem abaixo do mercado. Elas são atraentes, porém, não duram e são facilmente descartáveis.

Busque por transparência

Uma das etapas para implementar o consumo consciente é a atenção em relação à empresa fabricante de roupas, assim como as lojas. A dica é buscar por companhias que tenham um bom histórico na fabricação de suas peças. Quem é o fornecedor? A empresa tem políticas bem estruturadas de contratação? Antes de comprar, faça essas e outras perguntas.

Observe as características da roupa

Também será necessário não só pesquisar o histórico da loja, mas quais os materiais utilizados na fabricação das roupas. Aqui, é importante notar qual é a matéria-prima usada. Por exemplo, bolsas de couro tendem a durar muitos anos, diferente de materiais sintéticos.

Esse tipo de tecido, além de não possuir uma boa qualidade, é facilmente descartável, acumulando mais lixo no meio ambiente. Avaliar essas questões são importantes para ter mais qualidade nas peças do seu vestuário e ter um consumo mais lúcido.

Ao longo deste texto, você pôde entender melhor o que é o consumo consciente de roupas, além de conferir dicas de como aplicar essa tática para fazer escolhas melhores e contribuir para a preservação do meio ambiente. Não se esqueça que analisar a qualidade do material é muito importante para escolher com mais segurança.

Deseja continuar acompanhando os nossos conteúdos e aprender mais? Então, assine agora a nossa newsletter!

5 dicas de como montar um look de Réveillon de arrasar!

5 dicas de como montar um look de Réveillon de arrasar!

ler artigo
Moda masculina: 10 peças-chave para ter no guarda-roupa

Moda masculina: 10 peças-chave para ter no guarda-roupa

ler artigo
Colorimetria roupas: o que é e como combinar cores pensando no seu tom de pele?

Colorimetria roupas: o que é e como combinar cores pensando no seu tom de pele?

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.