A facilidade de informações que temos nos dias de hoje despertou uma série de mudanças em nosso comportamento. Em relação às compras das nossas roupas, chegamos a uma nova forma de encarar o que adquirimos: o consumo consciente.
Mais do que apenas comprar algo, essa forma de consumir nos obriga a olhar os produtos ou serviços de uma forma mais responsável, entendendo que nossas atitudes podem trazer tanto consequências negativas quanto positivas.
Neste texto, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre essa forma de consumo e como funciona quando o assunto são roupas. Boa leitura!
O que é o consumo consciente?
Antes de qualquer coisa, é preciso desmistificar que o consumo consciente significa consumir menos. Esse não é o maior propósito desse método. Na verdade, a ideia é que a compra seja feita prezando não só a qualidade, mas também a durabilidade.
Além disso, analisa as consequências do nosso consumo, evitando o que chamamos de fast fashion. Ou seja, o consumo consciente é uma forma responsável de adquirir, analisando os efeitos de comprar determinados produtos ou serviços para o nosso meio ambiente.
Como consumir moda de forma consciente?
Quando se trata de roupas, existem muitas maneiras de aplicar o consumo consciente. Separamos algumas dicas que vão te ajudar a começar a aplicar esse método. Continue!
Procure qualidade
Quando falamos de qualidade, não estamos só focados em buscar por marcas boas, mas também peças com tecidos bons e duráveis. Nesse caso, procure escolher modelos que serão usados mais de uma vez e que resistam às lavagens.
Fique atento, para não se guiar apenas pelo preço. Afinal, muitas das roupas com qualidade duvidosa, tendem a ter um valor bem abaixo do mercado. Elas são atraentes, porém, não duram e são facilmente descartáveis.
Busque por transparência
Uma das etapas para implementar o consumo consciente é a atenção em relação à empresa fabricante de roupas, assim como as lojas. A dica é buscar por companhias que tenham um bom histórico na fabricação de suas peças. Quem é o fornecedor? A empresa tem políticas bem estruturadas de contratação? Antes de comprar, faça essas e outras perguntas.
Observe as características da roupa
Também será necessário não só pesquisar o histórico da loja, mas quais os materiais utilizados na fabricação das roupas. Aqui, é importante notar qual é a matéria-prima usada. Por exemplo, bolsas de couro tendem a durar muitos anos, diferente de materiais sintéticos.
Esse tipo de tecido, além de não possuir uma boa qualidade, é facilmente descartável, acumulando mais lixo no meio ambiente. Avaliar essas questões são importantes para ter mais qualidade nas peças do seu vestuário e ter um consumo mais lúcido.
Ao longo deste texto, você pôde entender melhor o que é o consumo consciente de roupas, além de conferir dicas de como aplicar essa tática para fazer escolhas melhores e contribuir para a preservação do meio ambiente. Não se esqueça que analisar a qualidade do material é muito importante para escolher com mais segurança.
Deseja continuar acompanhando os nossos conteúdos e aprender mais? Então, assine agora a nossa newsletter!