Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Afinal de contas, como conservar roupas?

Todos queremos que nossas roupas durem mais, principalmente com o advento do fast fashion (moda rápida), onde a renovação da moda no varejo é feita de forma constante. Por isso, muitas vezes a qualidade do material encontrado em grandes comércios de moda tem qualidade reduzida.

Isso acontece para reduzir o preço final do produto e permitir produções de novas peças. A efemeridade do fast fashion acarreta em maiores novidades ao cliente, com novas coleções em um tempo menor. Porém, também pode criar itens de nível inferior no tecido e acabamentos.

Sendo a peça fruto do fast fashion ou não, é importante ter o devido cuidado com o seu material, para conservar roupas por mais tempo. Ninguém tem a intenção de gerar um gasto desnecessário nos produtos comprados, verdade? Esse cuidado é positivo tanto para o meio ambiente quanto para a economia financeira!

Pensando no assunto, neste texto abordamos como conservar roupas de couro e outros materiais. Confira!


Como faço para conservar roupas?

Para garantir que suas roupas ficarão conservadas por mais tempo é necessário acompanhar algumas dicas de lavagem, secagem e armazenamento. Iniciaremos com certas orientações.

Olhe sempre a etiqueta

Na etiqueta da peça existem símbolos. Você sabia que cada símbolo representa uma instrução de lavagem e conservação? Sempre confira os mesmos antes de iniciar o processo de limpeza da sua peça.

Não lave demais as peças

Em 2017 ocorreu uma campanha pelo projeto The Care Label chamado Don’t overwash, que significa “não lave demais”. Essa campanha faz todo o sentido. Quando você lava demais uma peça, prejudica o meio ambiente.

Por exemplo: peças de algodão precisam de mais água para a lavagem e as de poliéster são mais poluentes porque soltam micropartículas de plástico a cada lavagem, que vão direto para a natureza. Além disso, essa ação gera um maior desgaste na peça, então se a ideia é conservar roupas, veja se é realmente necessário lavá-las quando for fazer isso.

Cuidado com os alvejantes

O uso de alvejantes pode amarelar a peça e enfraquecer as fibras. Portanto, tome cuidado com o emprego desses produto na lavagem.

Verifique a composição do tecido

O modelo de limpeza ideal da peça é feito de acordo com o tipo de tecido, detalharemos alguns exemplos a seguir.


Como lavar diferentes tipos de tecido?

De acordo com o tecido da peça, existe um tipo específico de lavagem, secagem, passadoria e armazenamento. Peças feitas em algodão se desgastam mais facilmente, logo, evite lavá-las no modo pesado.

Para lavar peças de poliéster na lavadora, o ideal é que a lavagem seja mais rápida para não danificar o tecido. Esse tipo de tecido, diferente do algodão, aguenta mais temperatura sem encolher, porém também é importante prestar atenção na temperatura da água ao lavar os tecidos.

Quando o material é feito em material sintético, demanda ainda mais cuidados, pois a lavagem deve ser feita à mão com sabão neutro e um pano úmido, tomando cuidado com a quantidade de água e sabão colocada. A secagem à sombra, pois o calor pode danificar a peça.

Uma opção é buscar uma lavanderia de confiança para que a lavagem seja feita a seco. Em peças de couro legítimo a limpeza é semelhante, mas não pode ser utilizado nenhum tipo de sabão. A limpeza ideal exige um pano úmido, e também a hidratação de tempos em tempos com algum óleo vegetal. Tome cuidado para guardar essas peças. O couro deve respirar para não mofar nem estragar, portanto, não deixe-o muito tempo em lugares fechados.

Todas essas informações estão presentes na etiqueta da peça, por isso a primeira dica é tão importante. Seguir as instruções da etiqueta, tanto para lavagem, passadoria e armazenamento, garante que você irá conservar roupas, independentemente do material!

Se atente sempre à quantidade de lavagem. Caso a peça não esteja suja, ainda não é hora de lavar, pois isso gera desgaste a ela e ao meio ambiente. E não esqueça dos cuidados com a sua máquina de lavar.


Agora você sabe como cuidar melhor das suas roupas para tê-las com você por mais tempo!

Gostou do conteúdo? Curta nossa página no Facebook para acompanhar conteúdos semelhantes!

Couro Sintético X Couro Legítimo: Entenda a Diferença nas Bolsas

Couro Sintético X Couro Legítimo: Entenda a Diferença nas Bolsas

ler artigo
Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

ler artigo
O que levar na necessaire para o trabalho? Veja 7 itens essenciais!

O que levar na necessaire para o trabalho? Veja 7 itens essenciais!

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.