Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Como tirar mofo da roupa: 4 dicas infalíveis para resolver o problema!

Como tirar mofo da roupa: 4 dicas infalíveis para resolver o problema!

Você sabe como tirar mofo de roupa? Essa é uma das dúvidas mais comuns, afinal, existe quem pense que não há solução para o problema, a não ser se desfazer das peças. Saiba que é possível deixar a sua roupa como nova, com apenas alguns truques, que contamos neste post. Contudo, antes de conhecer as 4 dicas para tirar mofo da roupa, é importante saber como ele surge. Na prática, o bolor aparece sempre que a peça fica úmida por muito tempo, dando oportunidade para os microrganismos se proliferarem.

Agora que você já sabe como o bolor é formado, aprenda as 4 dicas para tirar mofo de roupa!

Vamos lá?

1. Bicarbonato de sódio e vinagre

A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre tem uma ação potente contra o mofo dos tecidos. Para usá-la, basta juntar os dois ingredientes e aplicar a solução diretamente na mancha. Se necessário, coloque a peça no sol para remover o bolor e esfregue a região com uma escova de cerdas macias.

2. Água sanitária e açúcar

Uma receita que faz sucesso na Internet é a junção de água sanitária com açúcar. A proporção é de meio litro de água sanitária, 1 xícara de açúcar e meio litro de água. Misture tudo e deixe a peça de roupa de molho por alguns minutos. Embora essa solução seja eficiente, é válido saber que ela pode enfraquecer as fibras do tecido, desgastando a roupa. Além disso, dê preferência para fazer essa mistura em peças brancas, como panos de prato. Caso você queira testar essa dica em uma roupa colorida, faça um teste em uma pequena área da peça.

3. Sabão neutro

As roupas de couro também não estão livres do mofo, especialmente se guardadas por muito tempo. Para remover o bolor, passe um pano macio sobre a mancha para retirar o excesso de mofo. Depois, aplique um pouco de sabão neutro no pano e passe suavemente na peça, removendo toda a parte manchada.

É importante lembrar que não se pode usar produtos abrasivos, álcool ou acetona em produtos de couro, pois esses químicos prejudicam o couro irreversivelmente, tirando a camada de cor e brilho da peça. Feito isso, termine de limpar a peça e deixe-a em um local arejado, para respirar um pouco.

4. Alvejante ou suco de limão

Se você não gosta de soluções caseiras, pode investir em um alvejante de roupas para remover o mofo. Basta usar o produto conforme a embalagem, evitando as versões com cloro para não manchar o tecido. Agora, se você é adepto de misturas mais naturais, pode usar o suco de limão como alvejante. Para isso, pingue algumas gotas da fruta na mancha e coloque a peça no sol por algumas horas. Então, basta lavar a roupa como de costume. Vale lembrar de usar luvas ao manipular o limão se expondo ao sol, pois pode manchar a pele.

Ao longo deste post, você conheceu 4 dicas de como tirar mofo de roupa. Agora, deve entender como prevenir esse problema. Para isso, evite deixar roupa molhada no cesto de roupa suja por horas antes de lavar, guardar peças ainda úmidas e armazenar os itens em armários com umidade.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais, para que seus amigos também conheçam esses truques!

Pasta para Notebook X Mochila para Notebook – Qual a Ideal?

Pasta para Notebook X Mochila para Notebook – Qual a Ideal?

ler artigo
Cores de Bolsas para o Inverno

Cores de Bolsas para o Inverno

ler artigo
5 Tendências de Moda Feminina para 2024

5 Tendências de Moda Feminina para 2024

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.