Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Aprenda aqui como limpar bolsa de couro

Peças de couro são um charme e, além de serem versáteis, uma vez que compõem o visual, dão um ar mais moderno para qualquer roupa — isso sem contar a sua durabilidade. Porém, embora essas peças sejam as preferidas de muita gente, é comum surgirem algumas dúvidas na hora de limpá-las ou armazená-las adequadamente.

Por serem produzidas usando um material diferenciado, elas exigem alguns cuidados específicos para garantir que durem bastante tempo e que o couro fique sempre hidratado e brilhante.

Para cuidar bem desse acessório, confira algumas dicas que preparamos neste post de como limpar couro. Vamos lá?

Como limpar couro?

Existem dois tipos de couros que você encontrará no mercado, o couro legítimo e o sintético. A princípio, a limpeza desses dois materiais não é muito diferente, o que você deve se atentar é para a cor. Isso porque, além de uma limpeza mais constante, as peças claras exigem outros tipos de produtos.

Neste primeiro tópico, vamos mostrar como limpar o couro de uma forma geral. Continue a leitura!


Utilize um pano úmido

Use um pano macio e levemente úmido para realizar a limpeza. Você também pode optar por usar uma esponja macia para limpeza, mas tenha cuidado para não danificar o material. Para isso, preste atenção para utilizar sempre o lado que não é áspero.

Além disso, fique atento para não molhar a peça com excesso de água, uma vez que ela pode sugar os óleos naturais do couro, causando danos ao material. Portanto, quando for tirar as sujeiras do couro, utilize um pano de úmido a seco, de preferência de algodão ou algum outro tecido bem macio.

Em seguida, retire o excesso da mistura com outro pano seco, que também deve ser utilizado nas partes de metal, junto com produtos específicos para ele.

É possível usar o hidratante de couro à base de silicone nos zíperes de metal. Isso os deixará mais fluidos, facilitando ao abrir e fechar.

Cuidado com a força

O indicado é sempre esfregar a superfície do acessório de maneira delicada e cuidadosa. Isso porque a utilização da força em demasia pode provocar arranhões permanentes no material.

Caso a sujeira esteja muito grudada na peça, use uma escova de dentes antes desse processo e limpe-a fazendo movimentos que sigam a linha do couro para não provocar riscos ou rachá-lo. Se quiser ter mais segurança, cuidado e qualidade, leve a um restaurador profissional de confiança, pois ele saberá o que fazer.


Como limpar couro branco?

A dica aqui não é só para couro branco, mas para peças claras em geral. Sabemos que esse tipo de material está mais propício às sujeiras estarem aparentes. Nesse sentido, além da regularidade na hora da limpeza, o conselho é para a escolha do material para limpar. Um pano umedecido com detergente neutro é a melhor indicação de produto para limpar esse tipo de couro.


Como tirar manchas?

Muitas vezes, apenas limpar de forma superficial não é o suficiente para retirar algumas manchas, principalmente aquelas que forem mais resistentes. Soluções à base de água e sabão neutro ou específico para couros é a melhor maneira para lidar com esse tipo de sujeira. Também aqueles feitos de glicerina ou de coco são indicados, pois não causam nenhum dano ao material.

O que se deve fazer é pegar um tecido limpo e umedecê-lo na mistura de água com sabão, depois passá-lo com muito cuidado na peça. Atenção para não esfregar com força, pois o processo deve ser suave para evitar estragar o tecido.


Quais produtos usar para limpar couro?

Melhor do que água e sabão é utilizar um produto específico para couro. Assim, você evita manchas, arranhões ou que ele descasque e, ainda, garante a durabilidade da sua roupa ou bolsa.

Seja em lojas de sapatos e roupas ou um sapateiro, é possível encontrar produtos específicos. Até mesmo no supermercado, onde são vendidos limpa-couros para sofás e outros objetos domésticos que são confeccionados com esse material. Vamos falar a seguir sobre alguns desses produtos!

Hidratantes

Como esse é um material que resseca facilmente, é preciso mantê-lo sempre hidratado, aumentando a sua durabilidade e deixando-o bonito. Os hidratantes para couro costumam ser vendidos em um kit com os limpadores.

Em geral, eles têm uma textura cremosa com aromas que remetem ao couro original, hidratando e prolongando a vida útil das peças. Além disso, mantêm suas características originais e evitam o ressecamento causado pela exposição aos raios solares.

Esses kits costumam vir com flanelas de aplicação e esponjas específicas. Isso facilita o trabalho e o torna muito mais prático, fazendo com que sua peça tenha o tratamento adequado, durando mais.

Detergente

Esse é um tipo de produto de fácil acesso, bem barato e que pode ser utilizado tanto para couro sintético quanto o natural. Para usá-lo, é só misturar com água e, depois, umedecer um pano e passá-lo sobre o couro. Esfregue com cuidado até retirar a sujeira e espere a peça secar.


Como guardar a sua peça de couro no local correto?

Para preservar a sua peça feita com couro, garantindo sua beleza e durabilidade, não basta limpá-la e hidratá-la, é preciso saber como guardá-la corretamente. Antes de qualquer coisa, deixe arejar um pouco antes de armazená-la.

Depois, caso seja uma bolsa, procure preencher o seu interior com papéis amassados em forma de bolas. Vale também colocá-la dentro de um saco de pano ou em uma caixa do tamanho ideal para ela, evitando que o material amasse dentro do armário.

Para que as peças em geral não mofem, evite guardá-las em sacos plásticos. Procure sempre armazená-las em saquinhos feitos de feltro, algodão, flanela ou, como dito acima, em caixas de papelão, de modo que não se danifiquem ao encostarem umas nas outras.

E, por falar em armário, esse é o melhor local para guardar o acessório, já que o protege da luz solar. Porém, lembre-se de verificar se ele está seco por dentro e livre de poeira e mofo para não danificar o material.

Também é importante não pendurar suas bolsas em ganchos ou cabides por muito tempo, uma vez que as alças de couro podem sofrer deformações. Se puder, escolha sempre guardá-las em prateleiras — de preferência, que elas sejam somente para esse tipo de acessório, sem colocar outras roupas ou objetos por cima.


Você deve ter percebido que ter um acessório de couro é um ótimo investimento, não só pela sua beleza, mas também pela durabilidade do material, não é mesmo? Além disso, você pode usar sempre, já que ele é super atemporal. Contudo, para manter a durabilidade das peças é muito importante o cuidado não só na hora de lavá-las, utilizando produtos específicos e nunca as colocando na máquina de lavar, como também na hora de guardá-las.

E, agora que você já sabe como limpar couro e quais os produtos e materiais corretos, fica fácil manter as suas peças bonitas e conservadas por muito mais tempo. Depois, é só sair desfilando com elas por aí e arrasar!

Gostou do nosso artigo? Quer continuar aprendendo como tratar as suas peças de roupa para preservá-las? Então, acesse o nosso texto sobre como escolher uma bolsa colorida!

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.