Se o que você quer é uma peça elegante, estilosa, de boa qualidade e com alta durabilidade, o couro é a opção perfeita. No entanto, exatamente por se tratar de um material nobre, ele exige alguns cuidados básicos para que dure mais, mantendo o seu brilho e, assim, a sua beleza.

Para isso, é necessário que você adote medidas simples com certa frequência, que envolvem a conservação, a limpeza, o armazenamento, entre outras estratégias para conservar o seu produto feito com esse material.

Quer saber quais são elas especificamente? Então, continue a leitura e entenda como conservar o couro por muito mais tempo!

como conservar o couro

Limpe da maneira correta

A vantagem do couro é que ele é um material de alta qualidade e, por isso, naturalmente dura mais. Isso significa que ele é capaz de manter a aparência de novo mesmo após ser adquirido há mais tempo. No entanto, exatamente por durar mais, ele se torna mais utilizado no dia a dia, aumentando a probabilidade de se sujar. Por esse motivo, a limpeza é fundamental para mantê-lo com aspecto de novo.

É importante ter cuidado durante a limpeza, pois o couro requer um tratamento especial nesse momento. Primeiramente, nada de água nele! Prefira utilizar um pano úmido, sem qualquer produto químico. Depois, esfregue-o na peça com cuidado, para não provocar arranhões ou rachá-la. Lembre-se de que esse material é bastante sensível.


Retire a umidade e o mofo

Exatamente por não combinar com a água, o couro não pode conviver com umidade. Ainda, o mofo é seu inimigo mortal. Portanto, ao limpá-lo com um pano úmido, é fundamental concentrar-se nas regiões que possam estar mais úmidas ou mofadas.

Para ajudar a preservá-lo contra esses problemas, caso você tome chuva com um acessório feito nesse material, retire o excesso de água dele ao chegar em casa e, depois, deixe-o secando em local arejado — isso pode levar alguns dias. Além disso, jamais utilize qualquer meio para acelerar o processo, nem mesmo o secador de cabelo ou a máquina de secar roupas.

No caso do mofo, deixar a peça exposta indiretamente ao sol pode ajudar a ter mais eficiência na limpeza. Porém, para protegê-la, encubra-a com um pano de algodão, pois, assim, ela não perderá a cor devido aos raios solares.

como conservar o couro

Hidrate a peça

O couro é um material que resseca com facilidade, mas também há aquele probleminha com água. Ou seja, nada de molhá-lo ao tentar driblar o ressecamento. Existem no mercado produtos específicos para esse tipo de material, que o hidratam e permitem sua maior durabilidade.

São as substâncias feitas à base de glicerina ou silicone, específicas para esse fim. Você consegue encontrá-las em lojas de calçados, sapateiros ou até mesmo na internet. Adquira esse produto, passe-o constantemente na sua peça de couro e garanta, assim, que ela dure mais.


Guarde da maneira correta

Não só quando você está usando, mas a maneira como você guarda seu acessório de couro também influencia bastante na conservação dele. Assim, além da limpeza, o momento de armazenar o material também conta muito para garantir a sua durabilidade.

Como dito acima, o couro não suporta a incidência de raios solares, nem mesmo água. Por isso, prefira guardá-lo em local seco e com sombra. Além disso, evite deixá-lo dentro de embalagens plásticas, pois elas impedem a trocar de ar com o ambiente, facilitando a proliferação de fungos, fazendo surgir o mofo. O ideal é deixá-lo dentro de capas de TNT, que são mais arejadas.


Depois de ler este texto, você deve ter percebido que de nada adianta ter uma peça mais sofisticada, se você não tiver os devidos cuidados com ela, não é verdade? E é muito fácil fazer isso, basta ter cautela com a limpeza, com os dias chuvosos, com a hidratação e com o armazenamento.

Pode ter certeza que, seguindo as dicas dadas aqui sobre como conservar o couro, você terá o seu acessório brilhante, bonito e poderá usá-lo por bastante tempo. Afinal, esse material foi feito para durar, e você pode garantir isso com atitudes bem simples.

E você, já hidratou sua peça de couro hoje? Nós temos o produto certo para isso!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.