Você já vestiu uma roupa, olhou no espelho e pensou que estava faltando alguma coisa? Complementar a composição e dar um toque especial ao look é a função dos acessórios, mas nem sempre é fácil escolher qual tipo de pulseira ou brinco vai ornar mais com determinada vestimenta, por exemplo.

É por isso que muitas pessoas acabam errando e não sabem como combinar roupas com acessórios, até porque, dependendo das escolhas, o acessório pode tornar o conjunto elegante ou arruinar completamente todo o visual.

Selecionamos 7 dicas de como podem ser feitas essas combinações entre roupas e acessórios para que você tenha sucesso na hora de compor seus looks. Ficou curioso? Então, continue essa leitura!


1. Evite os excessos

Quando falamos em acessórios, logo nos vêm à mente a ideia de que eles precisam ser chamativos. Sim, eles devem realmente aparecer, porém isso não quer dizer que tenham que se sobressair.

A função do acessório é complementar o look, então é preciso tomar cuidado com os excessos. Os exageros tornam a composição poluída e sem elegância.

Para ter sucesso na hora de usar um acessório, tenha em mente que ele precisa agregar e não pesar demasiadamente no visual. Se você seguir a premissa do menos é mais, as chances de errar reduzirão consideravelmente.


2. Preste atenção nas estampas

como combinar roupas e acessórios

São nos pequenos detalhes que se percebe o bom gosto na escolha das peças. As estampas são aliadas nesse quesito, pois, quando escolhidas adequadamente, retratam elegância com sutileza.

Se o look for composto de peças estampadas, como o clássico animal print de oncinha, a dica é escolher acessórios cujas cores de base estejam na estampa, que, no caso do exemplo acima, seriam em tons alaranjados, beges, amarelados etc.

As pedras e semijoias são excelentes opções, tendo em vista que valorizam a composição e podem ser usadas para combinar com a cor dos olhos, a cor do cabelo e o tom da pele, por exemplo.


3. Respeite a hora e o local do compromisso

Antes de escolher os acessórios que farão parte da sua vestimenta, pense primeiro no local e horário do seu evento. Ter consciência sobre isso já é um grande passo.

Se o local e o compromisso forem menos formais e mais casuais, apostar em acessórios mais descontraídos, ou mesmo rústicos. Existem acessórios lindíssimos artesanais de madeira e couro.

Mas se o evento for formal, sem dúvida, os complementos devem ser mais refinados para atender à ocasião. Joias e semijoias são boas alternativas, principalmente se forem discretas e usadas com roupas de cores neutras, como preto, branco ou nude.


4. Escolha a bolsa certa

como combinar roupas e acessórios

Se você estava apenas pensando em adornos como colares, brincos e pulseiras, é preciso saber que as bolsas também estão no rol dos acessórios, e são muito importantes para o resultado final de uma produção.

A bolsa pode, inclusive, ser seu acessório principal. Em virtude de existirem no mercado diversos modelos e cores, há um leque variado de opções na hora de escolher o que atende melhor a sua necessidade.

Além das dicas que comentamos sobre como combinar roupas e acessórios, é muito importante que você conheça e respeite o seu gosto pessoal: é por meio dele que você conseguirá criar um estilo e se sentirá à vontade para vestir as peças.


5. Fique atento ao tipo de decote na hora de escolher o colar

como combinar roupas e acessórios

Um dos acessórios que mais chamam a atenção em qualquer look é o colar, pois além de serem versáteis, conseguem transformar uma T-shirt básica, por exemplo, em algo mais formal e elegante. Mas para que ele não tenha o efeito contrário e estrague a composição, é preciso tomar alguns cuidados, como combinar o formato do colar com o estilo de decote da parte de cima.

Por exemplo, aquele vestido matador com decote em formato U é ideal para ser usado com um colar mais longo que tenha um pingente mais chamativo. Já uma peça tomara que caia fica ótima com um choker, que deixará o look ainda mais elegante. As golas altas, por sua vez, pedem um maxi colar com bastante brilho ou pedras naturais.

Para aquelas peças com decotes bem redondos, deve-se apostar em colares que sigam a linha do decote e pareçam um complemento da blusa ou vestido.


6. Escolha acessórios com tons que contrastem com os das roupas

como combinar roupas e acessórios

A dica é simples: se o look for todo composto por cores frias (como bege, azul, verde, roxo etc.) e não tiver nada ou quase nada de estampas, os colares, brincos e pulseiras podem ter tons quentes que se sobressaiam (laranja, vermelho, amarelo etc.).

Isso porque essas cores estão localizadas em lugares opostos no círculo cromático, o que dá um impacto visual positivo na composição do look completo e ainda passa uma mensagem de originalidade e ousadia.


7. Não se esqueça de que lenços, cachecóis e pashminas também são acessórios

como combinar roupas e acessórios

Muita gente associa acessórios diretamente a joias e se esquecem dos complementos de tecido feitos para serem colocados ao redor do pescoço.

O cachecol, por exemplo, é um item ótimo para nos esquentar durante o inverno e pode ser usado em um look formal de trabalho (por baixo do blazer ou terninho) ou em ocasiões descontraídas, combinando com uma jaqueta de couro e calça jeans.

Os lenços também são superversáteis e podem ser usados tanto com vestidinhos leves de verão quanto em looks mais pesados para as estações de frio. É possível ainda, além das mais diversas cores e estampas, variar na forma de usá-lo no corpo. Uma camisetinha básica, por exemplo, fica automaticamente mais chique se o lenço for utilizado com dois nós, um em volta do pescoço e o outro em cima de um ombro, como se tivesse “caindo”.

Além disso, não podemos esquecer de mencionar que os lenços também podem ser usados na cabeça, como em formato de bandanas, turbante, vintage ou então como uma tiara superdescolada que dá um toque especial em qualquer look!

Como visto, existem diversas possibilidades para brincar com os acessórios e transformar seu visual em um verdadeiro sucesso. Só não se esqueça de sempre respeitar suas preferências pessoais e jamais usar algo somente por “estar na moda”. É preciso, em primeiro lugar, agradar a si mesmo.

Gostou das dicas? Aprendeu como combinar roupas com acessórios? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

3 comentários

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.