“Será que esse sapato vai combinar com a minha bolsa”? Que atire a primeira pedra a mulher que nunca se perguntou isso na frente do espelho ao se arrumar para sair.

Por medo de errar e ficar “cafona”, muita gente opta por escolher um sapato que tenha o mesmo tom da bolsa, ou pelo menos do mesmo material. No entanto, hoje em dia, esse conceito caiu há muito por terra, já que o que fica mais bonito é a ousadia e a personalidade (dentro, é claro, de alguns parâmetros de moda).

Por isso, elaboramos este artigo explicando como combinar bolsa e sapato com estilo e sair do óbvio! Vamos lá?

como combinar bolsa e sapato

Combinando pela cor

É importante deixar claro que combinar sapato e bolsa pela cor não quer dizer que eles devam ser do mesmo tom! Muitas cores estão localizadas em lados opostos no círculo cromático, mas mesmo assim “conversam” entre si.

Um exemplo são as cores verde e vermelho. Visualize este look: vestido nude, scarpin de couro vermelho e bolsa grande (estilo sacola) de couro verde. Essa mulher vai sair vestida para “matar” de tanta elegância e classe!

Quando uma das peças for estampada, como a bolsa, a única regra é que o sapato tenha uma das cores que aparece na estampa. Uma bolsa animal print de zebra, por exemplo, pode ser acompanhada por um sapato branco, preto ou igualmente de zebra!

Combinando pelos materiais

A matéria-prima principal da bolsa e sapato não precisa ser a mesma, mas é necessário que pertença ao mesmo “universo”. Por exemplo, bolsas de tecidos finos, como cetim, seda ou crepe, dificilmente combinarão com sapato de solado de borracha.

No entanto, elas podem combinar com um sapatênis de couro, por exemplo. Já as bolsas de nylon caem perfeitamente com um tênis de corrida feito de borracha na sola.

Combinando pela ocasião

Essa regrinha segue a mesma lógica da mostrada acima: o estilo da bolsa e sapato devem estar de acordo com o evento! Em um casamento, por exemplo, uma clutch de pedraria casa muito bem com uma sandália de salto fino e textura metalizada.

Já para uma reunião de negócios, o ideal é apostar no couro, tanto no sapato quanto na bolsa. Uma bolsa no estilo pasta de reunião, em um couro matelassê marrom, por exemplo, combinará perfeitamente com uma bota de couro de cano baixo e bico fino.

Em um almoço descontraído com os amigos, pode-se apostar em uma sapatilha ou tênis com uma bolsa estilo mochila. Dica: as de couro são lindas e caem como uma luva na maioria dos looks informais.

Como visto, as bolsas e sapatos não precisam ser da mesma cor nem do mesmo material para combinarem entre si. O recomendado é sempre utilizar o bom senso e, é claro, respeitar o seu estilo próprio e seus gostos pessoais!

E então, gostou de saber como combinar bolsa e sapato? Então aproveite a visita e veja 4 superdicas de como utilizar bolsas que valorizem suas características físicas e combinem com o seu perfil e tipo de corpo!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.