Com tantos compromissos e tarefas para cumprir no dia a dia, como aumentar a autoestima? Em meio à correria, é comum as pessoas pararem de cuidar de si mesmas. Porém, se você está nessa situação, saiba que isso pode ser prejudicial.

Geralmente, se você negligencia a sua aparência e a sua saúde mental, pode acabar por se olhar no espelho e não conseguir perceber a própria beleza e a força que tem. Nesse caso, adotar algumas práticas simples pode ajudar você a se sentir melhor.

Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e descubra quatro dicas para voltar a se sentir bem com quem você é!

[rock-convert-pdf id=”1498″]

1. Busque o autoconhecimento

Antes de qualquer coisa, para cuidar de si mesma, é preciso se conhecer. Portanto, faça uma autoanálise e procure descobrir suas qualidades e seus valores. Também vale ponderar sobre aquilo que não lhe agrada e que é necessário mudar.

Depois, tente enxergar você mesma como alguém que tem potencial para batalhar e alcançar o que deseja. Não se contente com pouco e nem aceite que digam que você não é capaz! Ao final de tudo isso, amar-se será um processo natural.

Como aumentar a autoestima

2. Trabalhe a postura

Talvez muita gente não se lembre disso, mas a postura corporal também ajuda você a se sentir bem. Afinal, você deve concordar que a pessoa que se mantém sempre com o corpo curvado, cabeça baixa e ombros projetados para frente transmite uma imagem de insegurança.

Por isso é tão importante manter-se na posição correta. Isso faz com que você se veja mais confiante, segura e otimista. Em consequência, as outras pessoas também enxergarão você assim — o que é ótimo, pois abre espaços para novas relações! Quando você está bem consigo mesma, se sente livre para se conectar com os outros.


3. Cuide de si mesma

A correria de uma rotina intensa pode acabar impedindo você de cuidar de si mesma. Porém, mesmo com tantos afazeres, é fundamental que você tire um tempo para isso. Estamos falando de se preocupar com a saúde. Então, alimente-se bem, pratique atividades físicas e — por que não? — cuide da aparência também!

Então, reserve um momento da semana para tratar do cabelo, da pele e do corpo de forma geral. Visite um salão de beleza para fazer as unhas, uma bela maquiagem, uma hidratação no cabelo ou uma massagem relaxante. Os benefícios dessas práticas são tantos que você terá mais disposição até mesmo para cumprir suas obrigações diárias.


4. Procure motivações

Como se pode depreender da própria palavra, motivações são os motivos que movem as nossas ações. Agir sem um objetivo acaba tornando a vida monótona e sem perspectivas, o que prejudica a sua autoestima. Acreditar em si mesma é o primeiro passo para isso.

Dessa forma, deixe no seu espelho mensagens para você mesma, dizendo sobre o quanto é esforçada e capaz. Vale também usar frases de motivação que você encontrar na internet. Depois de praticar isso bastante, estabeleça metas, anote-as em sua agenda e trabalhe todos os dias para atingi-las.

Por exemplo, se você quer ser promovida no trabalho, escreva tudo o que precisa fazer para isso e vá cumprindo etapa por etapa. Assim, fica mais fácil enxergar o que você quer e trilhar o caminho para conseguir.


Como você pode ver, a autoestima é um tema muito relevante, porém esquecido por várias pessoas, devido ao estresse da rotina. No entanto, ela é o combustível que nos move e, portanto, essencial para que consigamos alcançar nossos objetivos.

Então, siga essas dicas e coloque em prática as estratégias de como aumentar a autoestima. Para isso, mergulhe dentro de si mesma, atente à sua postura e cuide do corpo e da mente. Dessa maneira, será mais fácil perceber a pessoa maravilhosa que existe em você e o quanto ela é forte para lutar pelo que quer. Vamos lá!

A aparência ajuda muito a manter a autoestima lá em cima! Saiba como ficar mais bonita do que já é!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.