Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Como aliviar o estresse? Confira 5 dicas que vão ajudar!

Como aliviar o estresse? Confira 5 dicas que vão ajudar!

Quando nos submetemos a eventos que nos desagradam, que nos colocam contra a parede ou nos ameaçam, nosso corpo responde mental e fisicamente com a produção de hormônios como o cortisol e a adrenalina, resposta essa chamada de estresse.

Os sintomas variam muito e podem ir desde a falta de concentração até ataques de ansiedade, reduzindo bastante a qualidade de vida do indivíduo, tanto pessoal quanto profissional.

Quer saber como aliviar o estresse e voltar a ter o controle sobre a sua vida? Então, continua a leitura e confira nossas 4 superdicas!

[rock-convert-pdf id=”1507″]

1. Admita que está sob o efeito do estresse

Antes de tomar qualquer atitude, é importante reconhecer o momento em que o estresse estiver tomando conta da situação. Somente a partir desse “autodiagnóstico” será possível tomar medidas efetivas e práticas contra o estresse.

Se você notar sintomas como rigidez muscular, dores de cabeça, dificuldade de concentração, pensamentos acelerados, ansiedade etc. ou estiver tendo um comportamento diferente do usual, pare um pouco e reflita: “Opa, acho que o estresse está falando mais alto; este não sou eu”.

Esse é, certamente, o primeiro passo em direção ao controle do estresse.

Como aliviar o estresse

2. Respire

Parece óbvio e clichê, mas há provas científicas de que puxar e soltar o ar profunda e lentamente proverá ao cérebro maior oxigenação e diminuirá a frequência cardíaca, promovendo uma maior sensação de calma e serenidade.

Um das técnicas mais utilizadas é sentar-se com as costas eretas, respirar lentamente, estender o abdome e contar até 5. Depois, deve-se soltar o ar devagar contando até 6. Repita esse ciclo até 20 vezes.


3. Desenvolva o equilíbrio e inteligência emocional

Conseguir controlar os sentimentos e decidir como se comportar em toda e qualquer situação é o sonho de qualquer um. Para aqueles que conseguiram chegar ao patamar de emocionalmente inteligentes, esse sonho já virou realidade, graças a algumas técnicas facilmente aprendidas, que possibilitam gerenciar a própria mente e os próprios pensamentos.

Há diversos cursos disponíveis no mercado, tanto à distância quanto presenciais. E embora seja mais difícil, também existe a possibilidade de desenvolver a inteligência emocional sem a ajuda de ninguém, apenas com muito estudo sobre o assunto e bastante dedicação e disciplina.


4. Troque pensamentos negativos por positivos

Também conhecida como “reestruturação cognitiva”, essa técnica é aplicada por psicólogos para ensinar o indivíduo a substituir imediatamente pensamentos negativos e estressantes pelo seu oposto positivo.

Por exemplo, se você estiver no trânsito e outro motorista subitamente fechar a passagem do seu veículo ou fizer qualquer outra “barbeiragem”, o primeiro pensamento que virá à sua mente (caso ainda não tenha desenvolvido o equilíbrio emocional) será algo do tipo: “Que barbeiro! Será que não me viu? Como pode ter carta de habilitação dirigindo desse jeito?”. O estresse automaticamente aparecerá e piorará ainda mais o dia.

Com a aplicação da técnica acima, assim que esse pensamento vier, ele deverá ser substituído por “ainda bem que não aconteceu nada pior”. Ou “esse motorista deve ter algum motivo para estar assim tão apressado”. Ou ainda “a gente não sabe o que se passa na vida de ninguém”.

Sabemos que não é fácil, mas com empenho é completamente possível colocar isso em prática e impedir que o estresse tome conta dos seus atos e emoções e ponha o resto do dia a perder. Você verá que tudo fluirá melhor e que as coisas, eventualmente, darão certo.


5. Invista em si mesmo

Uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan revelou que fazer compras e adquirir produtos para si mesmo pode deixar o indivíduo até 3 vezes mais feliz e calmo. Desde que não haja excesso, se dar um presente de vez em quando, como uma bolsa ou algum acessório, pode ser uma verdadeira arma secreta contra o estresse e a ansiedade.

E então? Gostou das dicas de como aliviar o estresse? Aproveite a visita e confira nossas outras dicas sobre como aumentar a autoestima e ficar ainda mais bonita!

Pasta para Notebook X Mochila para Notebook – Qual a Ideal?

Pasta para Notebook X Mochila para Notebook – Qual a Ideal?

ler artigo
Dicas de Como manter as Bolsas Organizadas

Dicas de Como manter as Bolsas Organizadas

ler artigo
Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.