Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Colorimetria roupas: o que é e como combinar cores pensando no seu tom de pele?

Acredite: cada cor que você escolhe na hora de se vestir vai causar uma impressão em sua imagem. Por isso, é muito importante atentar-se a esse detalhe, já que a decisão errada pode não só te desarmonizar, mas também dar a ideia de que você está mais velha, abatida, ou até mesmo mais descansada ou sem manchas.

Existe, inclusive, um método que estuda esse tipo de impacto que as cores que vestimos provocam: colorimetria das roupas. Nunca ouviu falar a respeito? Neste texto, vamos explicar o que é e como você pode aplicar no seu dia-a-dia. Por isso, continue com a leitura e confira!

O que é colorimetria?

A colorimetria consiste em um estudo científico que analisa a harmonia entre as cores e as características da nossa pele e cabelo. O objetivo é descobrir qual é o melhor tom e cor para cada um de nós, além de quais podem ajudar a destacar os pontos fortes e suavizar os fracos.

Esse estudo ajuda a tornar a seleção de roupas mais harmônica, de modo que combine realmente com o tom da nossa pele e também do cabelo. Como resultado, proporciona uma impressão que realça a beleza natural e traz mais confiança na hora de fazer escolhas. 

Como fazer a escolha mais harmônica de vestuário?

O primeiro passo antes de escolher suas roupas é se auto-observar, isto é, analisar o seu tom de pele. No estudo de colorimetria, é comum que a pele seja dividida entre quente, fria e neutra. Porém, não confunda isso com pele escura e clara, pois a relação é mais sobre como o sangue circula na derme. Logo, é dividida pela cor das veias:

  • pele quente: esverdeadas ou amareladas;
  • pele fria: azuladas ou arroxeadas;
  • pele neutra: diferentes colorações em distintas partes.

Nesse sentido, cada tom terá uma cartela de cores que vai realçar mais. Em peles quentes, por exemplo, o melhor é investir em cores como laranja, amarelo, vermelho e dourado. Já para as peles frias, cores como azul, roxo, verde, lilás e prata são as melhores opções. Por fim, as peles neutras podem variar as escolhas entre as cores da paleta fria e quente.

Como aplicar a colorimetria no dia a dia?

Preste atenção ao contraste que a sua pele tem com outras partes do corpo, principalmente cabelos, sobrancelhas e cor de olhos. Qual é a diferença na tonalidade desses elementos? Uma forma de testar é tirar uma foto em preto e branco, pois aí fica mais fácil analisar o contraste: baixo (pouca diferença entre os tons), médio e alto (bastante discrepância).


Neste texto, você acompanhou o que é colorimetria das roupas e como pode aplicar esse método em seu dia a dia. Vale lembrar que as dicas que apresentamos não são uma regra absoluta. Por essa razão, você deve encará-las como um guia para montar o seu guarda-roupa, sem a necessidade de segui-las à risca.

Este texto foi útil para você? Então, continue acompanhando o nosso conteúdo nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Pinterest!

5 dicas de como montar um look de Réveillon de arrasar!

5 dicas de como montar um look de Réveillon de arrasar!

ler artigo
Entenda o que é consumo consciente e como aplicá-lo no seu dia a dia

Entenda o que é consumo consciente e como aplicá-lo no seu dia a dia

ler artigo
Moda masculina: 10 peças-chave para ter no guarda-roupa

Moda masculina: 10 peças-chave para ter no guarda-roupa

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.