Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

Como cuidar da bota forrada? Dicas de conservação

Como cuidar da bota forrada? Dicas de conservação

O inverno começou oficialmente no Brasil e ele veio com tudo! Agora, é a hora de finalmente usar algumas peças que estavam escondidas no fundo do guarda-roupas, como seus maiores casacos e as belas botas de inverno. Muitas vezes, as roupas que são menos usadas no cotidiano exigem ainda mais cuidados para serem bem conservadas e evitar surpresas desagradáveis quando finalmente chegar a hora de usá-las, esse é o caso da bota forrada.

Neste artigo, reunimos as principais dicas para ajudar na manutenção e na conservação das suas botas de inverno, para mantê-las lindas e funcionais, mesmo que passem a maior parte do ano armazenadas no armário.


Limpeza

Ao tirar a bota do armário, depois de alguns meses guardada, pode ser que ela esteja empoeirada ou suja, mas é preciso muita cautela na limpeza, para não danificar sua bota forrada. Se for de couro ou material sintético, ela precisa ser hidratada com produtos impermeabilizantes específicos para esse material. Para limpar, use um pano levemente umedecido e aplique sobre as manchas. Lembre-se de não usar nenhum produto químico nas peças, principalmente as de couro.

Para limpar as botas de camurça, use uma escova de cerdas médias e passe-a por toda a superfície do calçado, em direção aos fios. Se isso não resolver, aplique uma pequena quantidade de água pura e esfregue com delicadeza. Os solados dos calçados podem ser esfregados com mais força, usando uma escova de dentes e detergente líquido. Tenha cuidado para não esfregar a superfície da bota e danificá-la.


Remoção de manchas e odores

Se a sua bota forrada tem uma mancha resistente, que parece não sair com métodos comuns de limpeza, experimente esfregar a mancha com a parte interna da casca de uma banana. As substâncias presentes na fruta são conhecidas por remover manchas escuras e dar uma cara de “novo” a diferentes produtos.

Para a remoção de odores, passe um pano embebido em uma mistura de vinagre e água no interior da bota. Isso vai tirar aquele cheiro de guardado e deixar a bota pronta para ser usada. Lembre-se de deixar seu interior secar bem antes de começar a usar a bota.


Armazenamento

Enquanto a bota é usada, guarde-a sempre à sombra em um local arejado. Se a bota molhar na chuva, retire o excesso de água com um papel toalha e deixe-a secando na sombra. Ao fim do inverno, guarde-a em um saco de TNT com furinhos, para que ela fique bem arejada e não haja mofos ou mau cheiro.

Evite guardar suas botas em um baú que será abandonado até o próximo inverno, para que as botas durem por muito tempo, é sempre bom guardá-las em um local que será aberto e arejado com frequência. Lembre-se de nunca dobrar suas botas para guardá-las, elas devem ser mantidas na sua forma original, para evitar desgastes e deformações.


Seguindo essas dicas de cuidado e conservação com suas botas forradas, é garantido que elas durem por muitos outros invernos. Cuide bem de suas peças para que continuem servindo por muito tempo, diminuindo o consumismo exagerado e assegurando que tudo que existir no seu guarda-roupas vai ser melhor aproveitado sem desperdícios.

Couro Sintético X Couro Legítimo: Entenda a Diferença nas Bolsas

Couro Sintético X Couro Legítimo: Entenda a Diferença nas Bolsas

ler artigo
Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

Como Cuidar de uma Bolsa de Couro Legítimo

ler artigo
O que levar na necessaire para o trabalho? Veja 7 itens essenciais!

O que levar na necessaire para o trabalho? Veja 7 itens essenciais!

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.