Os acessórios de couro conseguem adicionar charme e estilo até no look mais simples. No entanto, por mais que esse material seja muito durável e resistente, existem outros fatores que influenciam a qualidade das peças.

Vale a pena observar, portanto, que não adianta simplesmente comprar um item de couro: é preciso dar atenção à algumas características do material que realmente farão a diferença.

Quer uma ajudinha para encontrar o melhor acessório para os seus looks? Listamos aqui 3 propriedades que um item de boa qualidade precisa apresentar!


1. Avalie bem os atributos e o tratamento do couro

Por mais que o couro seja um material nobre por natureza, o processo de tratamento pode desequilibrar de forma positiva (ou negativa) na qualidade que a peça final venha a trazer.

Como se trata de um tecido natural, são necessárias várias etapas até que o couro chegue na versão utilizada na indústria da moda.

O couro de qualidade é produzido com muito cuidado em cada passo do tratamento. Assim, ele não possui muitas marcas, defeitos e irregularidades. É mais macio e maleável.

Já um material de má qualidade pode apresentar ranhuras, por exemplo, marcas e um cheiro mais forte. Esses aspectos podem indicar que não foi preparado com tanto capricho ou se trata de uma peça de menor excelência.


2. Fique de olho nas emendas dos acessórios de couro

Um acessório de qualidade costuma ser produzido com uma folha inteira de tecido e, por isso, exibe menos emendas. Já os modelos com muitos recortes costumam ser fabricados com os retalhos das folhas usadas naqueles itens mais nobres.

É claro que há peças de qualidade que trazem pequenos detalhes típicos do design. Mas estamos nos referindo àqueles modelos que apresentam emendas nítidas.

Portanto, vale dar preferência às peças cujo material se mostra inteiriço. Elas são bem mais elegantes e, em regra, são produzidas com padrões mais exigentes.


3. Não descuide do acabamento das suas peças

Os acessórios de couro de qualidade precisam ter ótimo acabamento. Dessa forma, comece observando as costuras da peça em análise.

Elas devem ser firmes e alinhadas, sem linhas sobrando ou nós e relevos aparentes, tanto na parte interna quanto na parte externa.

Se for uma bolsa, por exemplo, veja se o forro é mesmo bem-feito, se o tecido é de qualidade e se ele está corretamente preso na peça.

As ferragens também devem ser bonitas e firmemente ajustadas. Analise os ilhoses, os passadores de cadarço e as fivelas dos cintos. Eles devem estar bem seguros e encaixar corretamente nos espaços adequados.

Se a peça tiver algum detalhe em borracha, observe se não há manchas de cola, rebarbas e pontas soltas. Esse cuidado serve também para o arremate das alças das bolsas e das laterais dos cintos.

Dê preferência às peças costuradas, pois aquelas que são arrematadas somente com cola tendem a se soltar depois de um tempinho.


Acessórios de couro de qualidade adicionam sofisticação e estilo até naquelas produções mais básicas. E como são peças que podem durar a vida toda, se você cuidar bem delas, vale a pena fazer um investimento maior e escolher uma roupa mais bonita e bem-feita!

Vale a pena selecionar uma marca que trabalhe com matérias-primas de boa procedência e dar atenção ao design e acabamento das peças. Assim, você poderá desfrutar de seus acessórios de couro por muito mais tempo.

Já escolheu os seus acessórios preferidos? Siga a gente no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no YouTube e receba diariamente muitas inspirações de looks incríveis!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.