Livros de ficção são companheiros ideais para viajarmos sem sair de casa! Eles são ótimos para ler nos feriados e finais de semana, quando queremos pensar em outras coisas, desviar a atenção do mundo real por algumas horas, ou simplesmente passar alguns momentos agradáveis de entretenimento e diversão. Por isso, convidamos a Lara e a Gabi da nossa equipe pra indicarem seus livros de ficção favoritos aqui nesse post. Foi difícil escolher poucos! Confira abaixo as sugestões:


Livros de ficção

indicados pela Gabi
meditar transforma

Dica de livro #1:
Nove plantas do desejo e a flor de estufa
Margot Berwin
Editora Intrínseca, 2010
248 páginas

Lila Nova, 32 anos, redatora de publicidade, divorciada. Residência: um conjugado reformado no Lower East Side, em Nova York. Mantra pessoal: nada de animais de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas. Mas quando ela conhece David Exley, um charmoso vendedor de plantas, algo muito colorido floresce em sua vida solitária. Das esquinas opressivas de Manhattan às luxuriantes florestas tropicais, esta é a história de uma mulher que precisa viajar além das fronteiras do senso comum e da chamada “zona de conforto” para encontrar o que realmente quer.

Opinião:

Esse livro é uma mudança de vida! A personagem não era nada ligada à natureza, mas em uma situação inusitada ela se vê no meio da floresta (de salto alto) tendo que sobreviver em um ambiente muito diferente do que estava acostumada. Como lição, eu deixo um questionamento: quantas vezes perdemos oportunidades incríveis na nossa vida por não querermos sair de nossa zona de conforto? Este é um livro leve, divertido, engraçado e que possui um significado muito poderoso. Se quiser se aprofundar mais na história, leia a resenha completa de Nove plantas do desejo e a flor de estufa no meu blog pessoal.


meditar transforma

Dica de livro #2:
Garota Exemplar
Gillian Flynn
Editora Intrínseca, 2013
448 páginas

Em Garota exemplar, a narrativa não linear de Gillian Flynn se alterna entre duas perspectivas opostas e conflitantes, construindo uma atmosfera dúbia, capaz de fazer o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Com um humor perspicaz, o thriller expõe as consequências psicológicas da deterioração de um relacionamento íntimo. Se para muitos o problema está em acordar e perceber que não se conhece muito bem a pessoa com quem se divide a cama, Flynn alerta: o inferno pode ser conhecê-la bem demais.

Na manhã do quinto aniversário de casamento, Amy desaparece da nova casa, às margens do Rio Mississippi. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, ele parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.

Opinião:

“Garota Exemplar” é um daqueles livros de ficção cheios de reviravoltas! Eu adoro livros desse estilo, que fazem o leitor pensar e analisar a fundo as cenas e as atitudes dos personagens. Falando em personagens, a autora construiu personalidades fortes para a Amy e o Nick, com características muito peculiares. Quando li, mal podia esperar pelo próximo capítulo – e pela próxima virada na história.

Além disso, a história rendeu até um filme, lançado em 2014 pela Fix Film do Brasil, e está disponível na Netflix. Gostou e quer saber mais? Então leia a resenha de Garota Exemplar no meu blog pessoal.


meditar transforma

Dica de livro #3:
Extraordinário
R. J. Palacio
Editora Intrínseca, 2013
320 páginas

Primeiro lugar da lista de best-sellers do The New York Times e eleito um dos melhores títulos YA de 2012 nos Estados Unidos. O premiado livro de estreia da americana R. J. Palacio traz à tona a luta contra o preconceito ao contar a história de August Pullman, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Prestes a frequentar a escola pela primeira vez, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Opinião:

Este é um livro que nos faz pensar nas diferenças, e em como precisamos respeitar todos, acima de tudo. Afinal, somos todos diferentes, e que chato seria se não fosse assim, não é? Então, a mensagem deste livro é incrível, uma verdadeira lição que todos deveriam ter a chance de conhecer.

A autora teve a ideia para essa história após um acontecimento com seu filho, de então 3 anos de idade. Eles estavam na fila da sorveteria quando ele viu uma menina com deformidades faciais. Imediatamente ele se assustou e começou a chorar, por isso a mãe o levou para longe, de modo a não incomodar a menina. É claro que não funcionou. Alguns dias depois, ela ouviu a música “Wonder” (Extraordinário, em inglês), de Natalie Merchant, e percebeu que esse acontecimento renderia uma bela história e uma marcante lição para toda a sociedade.

Assim como “Garota Exemplar”, “Extraordinário” também tem filme, lançado em 2017 pela Paris Filmes. Quer saber mais sobre a história? Leia a resenha completa de Extraordinário!


Livros de ficção

indicados pela Lara
meditar transforma

Dica de livro #4:
O Primeiro Último Beijo
Ali Harris
Editora Verus, 2016
448 páginas

Este livro conta a história de amor de Ryan e Molly, de como eles se encontraram e se perderam diversas vezes ao longo do caminho. Na primeira vez em que eles se beijaram, Molly soube que ficariam juntos para sempre. Seis anos e muitos beijos depois, ela está casada com o homem que ama. Mas hoje Molly percebe quantos beijos desperdiçou, porque o futuro lhes reserva algo que nenhum dos dois poderiam prever… Esta história comovente, bem-humorada e profundamente tocante mostra que o amor pode ser enlouquecedor e frustrante, mas também sublime. Na mesma tradição de “P.S. Eu Te amo” e “Um Dia”, “O Primeiro Último Beijo” vai fazer você suspirar e derramar lágrimas com a mesma intensidade.

Opinião:

Este é um livro super emocionante! Ele vai fazer você repensar sobre como estou vivendo hoje, e ver que podemos ser felizes, não somente uma única vez, mas sim quantas vezes quisermos, basta seguir em frente e recomeçar. Um recomeço nunca é fácil, mas, como tudo na vida, é apenas passageiro.

A lição que esse livro me deixou é: devemos aproveitar a vida hoje. Abrace as pessoas que te fazem feliz, diga àquela pessoa especial o quanto a ama, aproveite as coisas simples, os pequenos detalhes, viva momentos incríveis. Afinal, merecemos tudo de bom que a vida pode nos proporcionar!


meditar transforma

Dica de livro #5:
A Casa do Lago
Kate Morton
Editora Arqueiro, 2017
464 páginas

A asa da família Edevane está pronta para a aguardada festa do solstício de 1933. Alice, uma jovem e promissora escritora, tem ainda mais motivos para comemorar: ela não só criou um desfecho surpreendente para seu primeiro livro como está secretamente apaixonada. Porém, à meia-noite, enquanto os fogos de artifício iluminam o céu, os Edevanes sofrem uma perda devastadora que os leva a deixar a mansão para sempre. Setenta anos depois, após um caso problemático, a detetive Sadie Sparrow é obrigada a tirar uma licença e se retira para o chalé do avô na Cornualha. Certo dia, ela se depara com uma casa abandonada rodeada por um bosque e descobre a história de um bebê que desapareceu sem deixar rastros. A investigação fará com que seu caminho se encontre com o de uma famosa escritora policial. Já uma senhora, Alice Edevane trama a vida de forma tão perfeita quanto seus livros, até que a detetive surge para fazer perguntas sobre o seu passado, procurando desencavar uma complexa rede de segredos de que Alice sempre tentou fugir.

Opinião:

Uma detetive obrigada a tirar a sua licença, acusada se se envolver demais em seus casos, em sua corrida matinal encontra a casa do lago, e começa a investigar um crime que foi arquivado em 1933. Essa é uma história intrigante, super detalhada! O final vai surpreender e fazer você se perguntar se tudo realmente acontece por acaso, ou se é tudo obra do destino. Em resumo, um livro pra fazer pensar e refletir!


Esperamos que tenham gostado das indicações de livros de ficção que recomendamos! Além disso, aproveite para conferir as opções de cursos online gratuitos que recomendamos aqui no blog. Boa leitura e bons estudos!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.