Como cuidar do couro

Beleza & Bem estar

Moda & Estilo

5 benefícios das atividades físicas

5 benefícios das atividades físicas

Os brasileiros deveriam, mas não praticam atividades físicas suficientes para manterem-se distantes de doenças e garantir qualidade de vida. É o que comprovam os dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018, após 15 anos de estudos.

Estima-se que 47% da população adulta do Brasil não pratica 2h30 de esforço moderado ou 1h15 de atividade intensa, semanalmente. Para a OMS, isso é o recomendado para prevenir alguns tipos de cânceres, demências e doenças cardiovasculares, por exemplo.

Nesse sentido, conscientizar a população a respeito dos benefícios das atividades físicas é muito importante. Afinal, dados alarmantes como esses colocam o país no topo da ociosidade, à frente dos Estados Unidos (40%) e do Reino Unido (36%).

Ao mesmo tempo, sabemos que iniciar uma rotina de atividades físicas não é fácil. Mas acredite: começar uma simples caminhada moderada revoluciona o seu corpo!

Conheça agora os benefícios das atividades físicas em 5 pilares:

1. Xô, estresse!

A prática regular de atividades físicas equilibra os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios que liberamos em momentos de estresse e nervosismo. Portanto, dê lugar aos hormônios que liberamos a partir dos exercícios, como a endorfina e a serotonina. Eles trazem as sensações de bem-estar e relaxamento! Andar de bicicleta, correr, jogar futebol e até mesmo realizar atividades circenses são algumas das práticas que diminuem a tensão do dia a dia.

2. Sistema imunológico nos trinques!

Embora poucos saibam, as atividades físicas são capazes de turbinar o sistema imunológico! Isso porque os exercícios ativam as células de defesa e estimulam a produção de substâncias anti-inflamatórias. Portanto, se você tem a imunidade vulnerável, encontre uma atividade que vá de encontro aos seus objetivos e mexa-se!

3. Corpo em forma!

Esse é, certamente, o principal benefício das atividades físicas: contribuir para o emagrecimento. Os exercícios aceleram o metabolismo e favorecem o gasto de energia. Consequentemente, há queima de calorias e emagrecimento, ponto fundamental para o controle de peso e diminuição da obesidade. Hidroginástica, musculação e natação são algumas das atividades que deixam o corpo em forma!

4. Cérebro turbinado!

Quem malha o corpo, malha também o cérebro! Os exercícios aumentam a circulação sanguínea no órgão, bem como estimulam o desenvolvimento do hipocampo no cérebro, que é a região responsável pela memória. Somado a isso, cientistas apontam que as atividades físicas têm capacidade para melhorar a atenção, a memória, o desempenho escolar e a velocidade do processamento de informações. Demais, né?

5. Sono caprichado!

A qualidade do sono também é um dos benefícios das atividades físicas. Quem pratica exercícios regularmente consegue dormir mais rápido, descansar e relaxar durante toda a noite. Um sono profundo nos garante acordar com disposição no outro dia, né? Ou seja, nada de ficar parado!

E aí, curtiu este conteúdo? Assim como os benefícios das atividades físicas, você também poderá gostar das nossas 5 dicas para manter a saúde protegida diante das baixas temperaturas.

Variantes do coronavírus: o que se sabe até agora?

Variantes do coronavírus: o que se sabe até agora?

ler artigo
5 dicas para manter a saúde protegida diante das baixas temperaturas

5 dicas para manter a saúde protegida diante das baixas temperaturas

ler artigo
Proteção com estilo: conheça as máscaras de malha da Enluaze

Proteção com estilo: conheça as máscaras de malha da Enluaze

ler artigo

Comente este post!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.