O aconchego do lar é um presente para quem enfrenta as baixas temperaturas típicas do inverno, não é mesmo? Quando o conforto de casa é acompanhado por deliciosas opções gastronômicas então… Melhor ainda!

Por isso, a Enluaze apresenta aos leitores do blog, 3 receitas para fazer no inverno! As dicas são do site Panelinha, criado pela chef Rita Lobo. Esperamos que vocês gostem!


1. Chocolate quente

Ingredientes:

½ xícara de chá de chocolate amargo picado (cerca de 70g), ½ xícara de chá de leite e ½ xícara de chá de creme de leite fresco.

Modo de preparo:

Em uma panela pequena, coloque o leite, o creme de leite e o chocolate picado. Leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo até que o chocolate dissolva. Assim que a mistura ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por cerca de 10 minutos, até engrossar e escurecer. Desligue o fogo, divida o chocolate quente em duas canecas pequenas e sirva!


2. Sopa de milho com páprica e cebolinha

Ingredientes:

1 pacote de milho verde congelado (cerca de 300g), 2 colheres de sopa de óleo de milho, ½ cebola picada, 2 xícaras de chá de leite, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto, noz-moscada ralada na hora a gosto, ½ colher de chá de páprica defumada e 1 colher de sopa de cebolinha picada.

Modo de preparo:

Leve, ao fogo médio, uma panela para aquecer. Regue-a com óleo, junte a cebola e refogue até ficar levemente caramelizada, por 3 minutos. Adicione o milho e refogue por 3 minutos. Em seguida, tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Acrescente o leite, misture e deixe cozinhar por 2 minutos depois de ferver, mexendo de vez em quando, até ficar macio.

Após, desligue o fogo e bata os ingredientes com um mixer, ainda na panela, até que os grãos de milho desmanchem (cerca de 3 minutos). Se quiser uma sopa de consistência mais fina, coe o creme por uma peneira sobre uma tigela, pressionando o bagaço com as costas de uma colher para extrair o máximo de líquido que puder. Ao servir, salpique com uma pitada de páprica e cebolinha picada.


3. Salada morna de alho-poró

Ingredientes:

2 talos de alho-poró, 1 colher de sopa de azeite, 1 xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto, 1 colher de sopa de mostarda de Dijon, ¼ de xícara de chá de nozes picadas, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo:

Corte e descarte a ponta com a raiz do alho-poró. Corte a parte clara dos talos em 3 pedaços na diagonal e lave bem em água corrente. Reserve as folhas para outras receitas. Em seguida, leve uma frigideira média com borda alta ao fogo médio. Quando aquecer, regue com azeite e doure os pedaços de alho-poró por cerca de 5 minutos, virando com a pinça para dourar por igual. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, regue com a água e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até a água secar.

Enquanto isso, em uma tigela pequena, misture o vinagre e a mostarda. Assim que a água secar, transfira o alho-poró para uma travessa, regue com o molho de mostarda e misture bem. Após, polvilhe com nozes e pronto: é só se deliciar com a salada morna de alho-poró!


Além das receitas para fazer no inverno, você também pode gostar de:
4 cores de polainas para você apostar nesse inverno!
4 modelos de gorros para eles e elas

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.